Notícias Fim da linha para o Land Rover Defender

Fim da linha para o Land Rover Defender

Devido às rígidas normas de segurança e emissões vigentes na Europa a Land Rover confirmou assim o fim de produção do Land Rover Defender para 2015.

A marca britânica afirma estar a trabalhar num sucessor para o Land Rover Defender, mas para já, não revela nome ou detalhes do novo modelo, como também não revela a data prevista para a sua chegada ao mercado.

Segundo os analistas da Bernstein Research, que efetuaram recentemente um relatório sobre a JLR (Jaguar-Land Rover), o sucessor do Land Rover Defender poderá tardar até 2019, devido a um modelo de negócio que se revela fraco e a volumes projetados demasiado baixos para garantir a rentabilidade do mesmo.

Land_Rover-DC100_Concept_01

Apesar de há dois anos atrás ter apresentado no salão de Frankfurt um par de concepts que revelavam um possível caminho para o sucessor do Land Rover Defender, estas propostas, de nome DC100, baseadas numa construção maioritariamente em aço, foram canceladas. Em cima da mesa reside a possibilidade de recorrer à base mais onerosa em alumínio do novo Range Rover, o que originaria um Defender com outro posicionamento comercial.

O Land Rover Defender tem as suas origens no pós 2ª Guerra Mundial, tendo nascido em 1948, sendo o primeiro modelo da marca. O nome Defender, no entanto, apenas aparece em 1990. Apesar das evoluções necessárias ao longo dos tempos, o Defender ainda é, na sua essência, bastante similar ao Land Rover Series I, obedecendo ao mesmo tipo de construção, com base em aço e painéis de carroçaria em alumínio.

Apesar de icónico, com enorme legião de fãs, trata-se de um modelo marginal na Land Rover actual. Segundo dados da JATO Dynamics, apenas 561 Defenders encontraram comprador na Europa em 2013 (dados atualizados até Agosto).

Land_Rover-Defender_02