Clássicos Ayrton Senna: a volta de uma vida

Ayrton Senna: a volta de uma vida

Ayrton Senna era impetuoso na forma como enfrentava as qualificações. O GP do Japão em 1989, ficou para história como uma das melhores pole position de sempre.

A volta perfeita. Juntar todos os parciais numa só volta e cumprir o circuito no menor tempo possível. Ayrton Senna podia não ganhar todos os Grandes Prémios, mas a fazer aquela ‘volta’, a super volta, havia poucos como ele – durante a sua carreira, Ayrton Senna conquistou 65 pole positions.

RELACIONADO: O mais belo tributo a Ayrton Senna

Se no domingo, dia de corridas, era um lutador implacável a discutir cada centímetro de alcatrão, ao sábado, dia da qualificação, vestia a pele de um cirurgião, preciso e constante na forma com apontava o seu monolugar ao apex de cada curva. Uma das suas pole position mais impressionantes aconteceu na época de  1989, no Grande Prémio do Japão.

A NÃO PERDER:  A primeira vitória do Rei foi no Circuito do Estoril

Ayrton Senna nessa temporada corria na mesma equipa que o seu arquirrival, Alain Prost. Ambos conduziam o competitivo McLaren MP4/5. E Senna, num carro exatamente igual ao de Prost, tirou 1,7 segundos à melhor volta do francês. Neste vídeo é possível comparar a volta de um e de outro. Impressionante:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter