Vídeo Este Ferrari é mais especial que os outros. Porquê?

Vídeos RA

Este Ferrari é mais especial que os outros. Porquê?

O Ferrari 296 recuperou a designação Speciale. No entanto, as melhorias são muito mais do que um nome e estão todas presentes neste vídeo.

© Razão Automóvel

Três anos depois de termos visto o primeiro Ferrari 296 — o primeiro modelo de estrada produzido em Maranello a incluir um motor V6 —, surge agora o momento de conhecermos algo ainda mais Speciale.

Tal como tinha acontecido com o Ferrari 458, também o 296 foi submetido a uma dieta rigorosa, que diminuiu o peso e a aerodinâmica foi apurada. Além disso, a potência do sistema de propulsão também aumentou, ficando mais próximo dos 900 cavalos.

Neste caso, o destaque continua a ser o V6, que nem sempre cativa os mais puristas. No entanto, muitos deles nem fazem ideia do que esta configuração é capaz. O Joaquim Oliveira, em estreia absoluta em vídeo, explica tudo da melhor forma.

As muitas melhorias mecânicas foram desenvolvidas em conjunto com os engenheiros de competição da Ferrari. Todas elas — explicadas no vídeo — contribuem para que este 296 consiga oferecer uma experiência de condução ainda mais envolvente.

Para isso, não faltam modos de condução com algumas características distintas, como o Joaquim Oliveira descreve detalhadamente, desde a mais silenciosa e totalmente elétrica até à que extrai todo o potencial do sistema híbrido plug-in.

Aerodinâmica é fundamental

Além dos apêndices aerodinâmicos adicionais que foram estreados com o novo Ferrari 296 Speciale, e que deixam a carroçaria mais larga, há soluções já existentes que foram otimizadas para esta nova versão. Entre elas, está um novo modo de funcionamento para a asa traseira ativa, que ganhou uma posição a mais em relação ao 296 «normal».

Além disso, podemos ainda ver um novo difusor de ar traseiro, um fundo totalmente plano e uma nova solução para a secção dianteira, o amortecedor de ar, que melhora a estabilidade e a precisão em curva.

Toda a carroçaria do Ferrari 296 Speciale é formada por painéis em fibra de carbono e alumínio. A grande maioria dos elementos em fibra de carbono estão à vista, mas há outros, mais escondidos, que estão pintados na mesma cor da carroçaria.

Ferrari 296 Speciale, frente
© Ferrari

O desenho de todo o conjunto faz com que o visual fique mais agressivo, mas, acima de tudo, também faz com que o 296 Speciale seja ainda eficaz do ponto de vista aerodinâmico.

Uma coisa é certa, este 296 tem tudo para se tornar ainda mais Speciale do que aquele que o Guilherme Costa teve oportunidade de conduzir há uns anos.

Speciale tem interior de competição

O tom mais Speciale deste Ferrari 296 traduz-se em menos isolamento acústico e estão presentes assentos desportivos em fibra de carbono, que também marca presença noutros elementos, assim como os revestimentos a Alcantara.

Interior Ferrari 296 Speciale
© Ferrari

Ainda assim, o mais importante é mesmo o seu desempenho e no vídeo podemos também descobrir tudo o que foi feito na suspensão e no sistema de travagem. Tudo combinado para que o Ferrari 296 Speciale consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8s e alcançar os 340 km/h de velocidade máxima.

Quando chega

As encomendas do Ferrari 296 Speciale já estão abertas desde o dia 29 de abril, mas as primeiras unidades só devem começar a ser entregues aos clientes no primeiro trimestre do próximo ano. A versão descapotável — ou Aperta, como a Ferrari lhe chama e que marca presença neste vídeo —, chegará cerca de três meses depois.

Quanto a preços, os valores base rondam os 450 mil euros para o Speciale de carroçaria fechada. No caso do Ferrari 296 Speciale A, de Aperta, o valor mínimo já deverá ficar acima do meio milhão de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Ferrari 458 Speciale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Genial ou absurdo? Ferrari 458 Speciale recebe caixa manual