Notícias WLTP obriga a mais pausas temporárias na produção

WLTP

WLTP obriga a mais pausas temporárias na produção

A entrada em vigor da norma WLTP em setembro está a causar algum caos na indústria automóvel. Marcas como a Porsche, BMW, Audi, Volkswagen, entre outros exemplos, estão a suspender a produção temporariamente.

WLTP é o novo ciclo de testes que substitui o NEDC, que estava em uso, quase inalterado, há 20 anos. É o nome da norma (ou ciclo de testes) que está a colocar meia indústria automóvel à beira de um ataque de nervos. Muitas marcas já anunciaram a suspensão temporária da produção de alguns dos seus modelos, e em particular, de algumas motorizações, de modo a lidar com a transição para o novo ciclo de testes WLTP, de modo a que após as intervenções necessárias, possam ser novamente testados e recertificados.

Como já reportámos, as consequências fazem-se sentir por toda a indústria, com o anúncio  do fim de várias motorizaçõesa suspensão de produção temporária de outras — sobretudo a gasolina, aos quais serão adicionados filtros de partículas, já em preparação para a norma Euro 6d-TEMP e os RDE —, e a redução/simplificação de combinações possíveis — motores, transmissões e equipamentos — numa gama de modelos.

O tempo necessário às intervenções nos modelos e à realização dos testes de certificação, pode levar a que certos modelos, agora comercializados, não estejam disponíveis com a entrada em vigor do WLTP, no próximo dia 1 de setembro.

Depois da Porsche ter anunciado pausas temporárias na produção de alguns dos seus modelos no final da semana passada, a “vítima” mais recente é o Peugeot 308 GTI — a marca francesa anunciou que o modelo deixará de ser produzido durante junho e outubro deste ano. O 1.6 THP de 270 cv receberá um filtro de partículas, mas a marca francesa promete que os 270 cv do hot hatch manter-se-ão após a intervenção.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual destas opções corresponde ao grupo motriz do Porsche Cayenne E-Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Cayenne E-Hybrid. Mais potente e com maior autonomia elétrica