Volvo V90 Cross Country: a história continua

Volvo V90 Cross Country: a história continua

A nova Volvo V90 Cross Country deverá assumir-se como uma alternativa para quem pretende um familiar espaçoso, de aspeto aventureiro e polivalente mas que não dispensa o formato carrinha.

Como sabemos, os SUV’s estão a ganhar cada vez mais quota de mercado às carrinhas. E é neste contexto de canibalização das carrinhas pelas propostas SUV, que a Volvo vai lançar a 4ª geração da sua carrinha Cross Country: a Volvo V90 Cross Country. A versão mais aventureira e descontraída da recém-lançada Volvo V90. É um regresso esperado a um sub-segmento que a Volvo conhece melhor que ninguém…

“Fomos nós!”

À parte dos vários dispositivos de segurança estreados pela Volvo na indústria automóvel – nomeadamente o cinto de segurança moderno, entre outros – a Volvo pode também reclamar para si a criação do conceito de “carrinha de aventura” a que apelidou de “Cross Country”- muito antes da invasão dos SUV’s. Hoje praticamente todas as marcas têm derivações de aventura dos seus modelos – do pequeno Opel Karl à espaçosa Dacia Lodgy, passando pelo luxuoso Audi A6 Allroad (apenas para citar três exemplos) – mas foi a marca sueca que pela primeira vez ousou criar algo similar.

Corria o ano de 1997 quando o mundo ficou surpreendido pelo lançamento da Volvo V70 Cross Country. Hoje é um modelo que não espanta ninguém, mas à época foi uma verdadeira «pedrada no charco». Um modelo que preservava todas as qualidades reconhecidas às carrinhas suecas, mas que lhe adicionava tração integral, proteções em plástico em toda a carroçaria e um look mais jovem e descontraído. O sucesso foi tão grande que como dissemos, todas as marcas replicaram a fórmula.

Regressando ao presente

Hoje, quase 20 anos depois, está prestes a chegar a 4ª geração da Volvo Cross Country. O novo modelo vai recorrer à plataforma SPA (a mesma do XC90) e vai certamente recorrer também à fórmula original criada pela marca sueca: maior altura ao solo, tração integral, carroçaria com elementos preparados para as agressões do terreno e um look geral mais aventureiro. Quanto às motorizações, serão exatamente as mesmas que encontramos na gama XC/S/V90 – sem confirmação oficial.

Para aguçar a nossa curiosidade, a marca lançou este vídeo onde apresenta a evolução do conceito ao longo do tempo. No final é possível vislumbrar um pouco do aspeto da nova Cross Country:

A marca já confirmou o lançamento da 4ª geração desta carrinha para 2017. Espera-se que o V90 Cross Country seja oficialmente apresentado no Salão de Paris, a decorrer no final deste mês.

Imagem em destaque: Twitter Oficial da Volvo

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter