Notícias Lembras-te do Polo Harlequin? Está de regresso nos Países Baixos

One-off

Lembras-te do Polo Harlequin? Está de regresso nos Países Baixos

Criado pela divisão da Volkswagen nos Países Baixos, esta reinterpretação do famoso Volkswagen Polo Harlequin é, para já, um one-off.

Volkswagen Polo Harlequin

Tradicionalmente sóbrio, o Polo tem no Volkswagen Polo Harlequin a versão mais vistosa e menos conservadora de toda a sua história.

Uma espécie de marco dos anos 1990 (tal como a sua “prima”, a Skoda Felicia Fun), o Polo Harlequin é daqueles que carros que não era suposto terem sequer sido produzidos.

No entanto, a verdade é que não só este colorido Polo foi produzido, como foi vendido, tendo acumulado cerca de 3800 unidades comercializadas e conquistado uma espécie de “legião de fãs” que se estende até aos dias de hoje.

VÊ TAMBÉM: A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas
Volkswagen Polo Harlequin
O Polo Harlequin original ao lado do seu “descendente”.

Como é que surgiu?

Lançada em 1994, a terceira geração do Volkswagen Polo foi um marco na história do modelo, rompendo por completo com as origens do modelo que remontavam aos anos 1970 e ao Audi 50.

Assente numa nova plataforma, este era produzido com recurso a unidades modulares — mecânica, equipamento, cor e opções — tudo para facilitar a vida ao comprador na hora de especificar o seu Polo.

Volkswagen Polo Harlequin
Ainda hoje o Polo Harlequin faz virar cabeças à sua passagem.

Para tornar essa especificação ainda mais simples, a Volkswagen desenvolveu um código de cores para cada uma dessas “unidades modulares”. Desta forma, o azul correspondia ao motor e chassis (mecânica); o vermelho aos opcionais; o verde às opções de cor e o amarelo ao equipamento.

Para explicar este código, a Volkswagen produziu 20 unidades do Polo pintados numa amálgama destas cores para serem usados em eventos nos concessionários.

O que a marca alemã não esperava era que existissem clientes interessados em comprar um Polo… às cores. Quando se apercebeu desse interesse, a decisão foi rapidamente tomada: seriam produzidas 1000 unidades do Volkswagen Polo com aquele esquema de cores em 1995.

Volkswagen Polo Harlequin
VÊ TAMBÉM: A produção em série do Volkswagen Carocha começou há 75 anos

Produzido como um puzzle

Designado Polo Harlequin — numa referência às personagens do Commedia dell’arte, o arlequim tinha como função divertir o público durante os intervalos dos espetáculos —, este não era especialmente fácil de produzir.

Para teres ideia, para produzir o Polo Harlequin, a Volkswagen tinha de construir quatro exemplares do Polo pintados de vermelho, azul, amarelo e verde menta. Em seguida, diversas partes da carroçaria eram trocadas entre eles criando desta forma os coloridos Volkswagen Polo.

No interior, o Volkswagen Polo Harlequin contava com bancos com um padrão específico, volante e punho da caixa de velocidades forrados a couro azul e, como era típico na época, um rádio da Blaupunkt.

Sem poderem especificar a cor dominante do seu Polo Harlequin, os clientes tinham de esperar pela entrega para descobrir qual lhes “tinha calhado”. A juntar a isto, os primeiros 1000 exemplares contavam com um certificado e um porta-chaves numerado.

Aem 1996, a “febre” do Harlequin também chegou ao Golf. Destinadas ao mercado norte-americano, no total foram produzidas 246 unidades do Golf Harlequin, modelo que estava pintado nas cores “Pistachio Green”, “Ginster Yellow”, “Tornado Red” e “Chagall Blue”.

A NÃO PERDER: Quando a VW perdeu a cabeça e desenvolveu um Golf BiMotor

Regresso à vista?

Criado pelo importador da Volkswagen nos Países Baixos, o novo Volkswagen Polo Harlequin é, para já, um one-off. O objetivo? Homenagear o modelo que, curiosamente, nunca chegou a ser oficialmente comercializado por lá.

Volkswagen Polo Harlequin

Com um esquema de cores idêntico ao do modelo original, não sabemos se o método de produção foi similar. Por fim, resta apenas saber uma coisa: gostavas de ver Polo Harlequin de volta?

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”