Notícias O último Saab de sempre já encontrou dono

Leilão

O último Saab de sempre já encontrou dono

Fecha-se um capítulo na história automóvel. Este Saab 9-3 Aero Turbo, o último automóvel produzido com o símbolo da marca, foi leiloado.

Saab 9-3 aero Turbo, 2014

Foi em junho que tomámos conhecimento de que o último automóvel produzidonas antigas instalações em Trollhattän, Suécia, a ostentar a marca Saab, um Saab 9-3 Aero Turbo, ia ser leiloado.

Este Saab 9-3 Aero Turbo fez parte de uma última “fornada” de 420 Saab produzidos pela NEVS (National Electric Vehicle Sweden), o consórcio chinês que adquiriu o construtor sueco à GM, entre dezembro de 2013 e maio de 2014.

Bem, quase meio ano depois, com o leilão realizado, o último Saab de sempre a ser produzido já encontrou dono:

VÊ TAMBÉM: Este Saab 9-5 é o derradeiro unicórnio sobre rodas

Este pedaço de história automóvel foi arrematado por Claus Spanggaard, por 465 mil coroas suecas, o equivalente a 43 652 euros.

O último Saab 9-3 Aero Turbo em si está como novo. O odómetro apresenta apenas 66 km, efetuados numa pista de testes próxima à fábrica, onde foram tiradas fotos promocionais. O interior revela bancos em pele, e no exterior podemos ver as jantes em forma de turbina, uma temática característica da Saab, que nunca esqueceu as suas origens aeronáuticas.

Como todos os Saab 9-3 produzidos pela NEVS, esta unidade distingue-se dos da era GM, pela frente re-estilizada e a caixa dos faróis em tom azulado. Em comum todos eles vinham equipados com o bloco 2.0 Turbo da GM, com 220 cv e tração dianteira.

Era possível optar por uma transmissão manual ou automática — a que equipa esta última unidade —, e também pela cor da carroçaria, em preto, ou cinzento prata.

VÊ TAMBÉM: Saab 9000 Turbo 16. Vencedor do Carro do Ano 1986 em Portugal

É certo que já não se produzem Saab há cinco anos, mas com o leilão do último dos Saab 9-3 Aero Turbo, parece-nos o fim definitivo e apropriado da história deste pequeno construtor sueco, que se destacou ao longo de grande parte da sua existência, por fazer as coisas à sua maneira.

Saab 9-3 Turbo Aero, 2014