Notícias Obras no IC20 e acessos à Ponte 25 de Abril a «todo o vapor». O que vai mudar

Trânsito

Obras no IC20 e acessos à Ponte 25 de Abril a «todo o vapor». O que vai mudar

As obras no IC20 e acessos à Ponte 25 de Abril já estão a decorrer. Saiba o que vai mudar e qual é a previsão de conclusão das obras.

Obras 25 de Abril
© Guilherme Costa /Razão Automóvel

Já decorrem as obras no IC20, a via que liga a cidade de Almada à Costa da Caparica e que serve de ligação à Ponte 25 de Abril. O objetivo das obras é alargar os cerca de quatro quilómetros entre a rotunda do centro-sul e o acesso da A33, junto da Universidade Nova.

Expectavelmente, o início dos trabalhos tem causado constrangimentos aos milhares de condutores que todos os dias utilizam o IC20 para aceder à cidade de Lisboa — oriundos tanto das localidades limítrofes, como de localidades mais distantes aos quais o IC20 está ligado através da A33.

Ponte 25 de Abril
© Guilherme Costa /Razão Automóvel

Quando vão terminar as obras?

Esta intervenção recorre da obrigação legal da concessionária Baixo Tejo em alargar a via com o superar de um tráfego anual médio diário de 60 mil veículos.

“Temos que dar cumprimento a uma obrigação que advém do nosso contrato, que prevê que quando as vias atingem um determinado limite de fluxo de tráfego têm que ser alargadas, recebendo um aumento no número de vias”.

João Seabra, representante da Baixo Tejo

As obras foram orçamentadas em 20,5 milhões de euros e terão uma duração de 20 meses, prevendo-se a sua conclusão em maio de 2025.

O que vai mudar

O objetivo desta intervenção é alargar os cerca de quatro quilómetros entre a rotunda do centro-sul e o acesso da A33, junto da Universidade Nova, que são os locais onde se têm verificado maiores filas de trânsito.

Vão por isso passar a existir quatro vias de trânsito em cada sentido, ao invés das três atuais. Sendo que estão ainda previstas melhorias nos acessos à Ponte 25 de Abril.

Talvez o principal seja para quem viaja no sentido Costa da Caparica – Almada, onde será feito um novo ramal de acesso entre o IC20 e a A2, ficando o atual reservado apenas a veículos de emergência e manutenção.

Por fim, as obras incluem também modificações no acesso da rotunda do Centro Sul para a Ponte, passando de duas a três vias.