Notícias Filas na Ponte 25 de Abril vão encolher. Obras começam em outubro

Trânsito

Filas na Ponte 25 de Abril vão encolher. Obras começam em outubro

O IC20 vai entrar em obras já no início de outubro, com o objetivo de alargar esta via e melhorar as condições de tráfego.

Filas de trânsito no acesso à praça das portagens na Ponte 25 de abril.
© Razão Automóvel

Designada por IC20, a via que liga a cidade de Almada à Costa da Caparica vai entrar em obras já no mês de outubro. O objetivo é alargar os cerca de quatro quilómetros entre a rotunda do centro-sul e o acesso da A33, junto da Universidade Nova.

Neste troço, vão passar a existir quatro vias de trânsito em cada sentido, em vez das três atuais. Além disso, estas obras também têm previstas melhorias no acesso à Ponte 25 de Abril.

Esta informação foi adiantada no início desta semana durante uma reunião na Câmara Municipal de Almada por João Portela, representante da Baixo Tejo, (subconcessionária da Infraestruturas de Portugal responsável pela gestão de diversas vias na margem sul do Tejo, entre as quais o IC20).

Segundo as informações disponíveis, esta via terá alcançado um volume de tráfego diário acima dos 60 mil veículos por dia, justificando esta intervenção.

“Temos que dar cumprimento a uma obrigação que advém do nosso contrato, que prevê que quando as vias atingem um determinado limite de fluxo de tráfego têm que ser alargadas, recebendo um aumento no número de vias”.

João Seabra, representante da Baixo Tejo

Além do alargamento das vias, estas obras incluem modificações no acesso da rotunda do Centro Sul para a Ponte 25 de Abril. E em vez das duas vias atuais, passam a ser três.

Para quem viaja no sentido Costa da Caparica – Almada, o acesso à ponte também terá um novo ramo de acesso, ficando o atual reservado a veículos de emergência e manutenção.

© Razão Automóvel IC20 – Via Rápida da Costa da Caparica – Almada

Com início marcado para o próximo dia 2 de outubro, as obras terão uma duração de 20 meses, prevendo-se a sua conclusão em maio de 2025.

Fonte: Jornal Almadense