Notícias Toyota GR Supra invade SEMA Show. Quantos Supra estiveram em exposição?

SEMA Show 2019

Toyota GR Supra invade SEMA Show. Quantos Supra estiveram em exposição?

São "mais que as mães". É o que podemos afirmar da quantidade absurda de novos Toyota GR Supra na edição deste ano do SEMA Show.

Toyota GR Supra 3000GT

Se havia dúvidas de que o novo Toyota GR Supra é um dos carros do ano, a edição deste ano do SEMA Show (Specialty Equipment Market Association) elimina-as.

O evento dedicado aos acessórios e equipamentos especializados automóveis é conhecido pela exibição de todo o tipo de preparações automóveis e, regra geral, os protagonistas são norte-americanos: muscle cars com quantidades absurdas de potência, SUV capazes de trepar o Evereste, pick-up para futuros apocalípticos e sem esquecer os clássicos, que de clássicos apenas têm as suas linhas.

Mas este ano o protagonista foi um e de americano não tinha nada — há quem diga que de japonês também não… O novo Toyota GR Supra invadiu o SEMA Show, estando presentes uma quantidade absurda de novos Supra no evento. Quantos Supra estiveram por lá? Houve alguém — o canal throtl —, que se deu ao trabalho de contar:

A NÃO PERDER: Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?

43!… Sim, 43 Supra estiveram presentes no SEMA Show deste ano — foi o modelo mais visto por lá. A verdade é que grande parte do “culto” do Supra deve-se ao mundo das preparações, ao potencial do 2JZ-GTE e, claro, à saga Fast and Furious.

A própria Toyota reconhece essa faceta do seu GT, nesta nova geração bem mais desportivo, e sabe que o sucesso do novo GR Supra poderá estar dependente do acolhimento de toda esta comunidade.

E olhando para o SEMA Show deste ano, os indícios parecem promissores. Nem a Toyota resistiu à tentação de levar vários Supra modificados ao SEMA Show.

Toyota GR Supra 3000GT Concept

Criado pela própria Toyota, através do seu departamento Toyota Customizing & Development, e inspirado pelo Toyota Supra TRD3000GT de 1994, o destaque vai para as alterações exteriores. Bem mais largo e agressivo, destaque para as aberturas do capot (retiradas do antecessor) e a enorme asa traseira. Mecanicamente, mantém-se stock.

Toyota Supra Wasabi

Ainda da Toyota, surgiu esta muito verde Supra Wasabi, destacando-se também pela superior agressividade visual e pelas jantes de 20″. Além do exterior, o Wasabi traz novos travões da Brembo, coilovers ajustáveis da Öhlins, mas tal como o 3000GT, a mecânica permaneceu intocável.

Dependendo da receção, a Toyota pondera colocar em comercialização alguns dos acessórios.

Toyota GR Supra HyperBoost Edition

Não foi criado pela Toyota, mas foi criado a pedido da Toyota por Rutledge Wood, analista da Nascar e ex-apresentador do Top Gear norte-americano. E é, definitivamente, um dos mais radicais novos Supra exibidos.

O destaque, a carroçaria alargada, composta por painéis em fibra de carbono (um kit de 20 peças), e o seis cilindros em linha a ser “massajado” até aos 750 hp (760 cv). As jantes são da Lightspeed Racing, de 20″ e em três peças e a suspensão é composta por coilovers ajustáveis V3 da KW Automotive.

Toyota Supra Heritage Edition

O nome diz tudo. O Supra Heritage Edition homenageia a herança do Supra no mundo aftermarket — mesmo antes de ter sido catapultado para a fama pelo The Fast and the Furious.

A nostalgia corre forte nesta criação. Repare-se na asa traseira ou nos farolins traseiros (com os suportes para as óticas a recorrerem à impressão 3D) que evocam o antecessor do A90, o Supra A80 — não deveria ser esta a solução escolhida de série?

Não se ficaram apenas pelas “memórias”. A parceria com a Precision Turbo and Engine libertou mais cavalos do seis em linha de origem BMW — apenas anunciaram que são mais de 500 cv. Suspensão é da TEIN (coilovers), travões da Brembo, jantes de 19″ da HRE, completam o conjunto.

O conhecido youtuber Shmee150 também não ficou indiferente a todos os Toyota GR Supra presentes no SEMA Show deste ano: