Notícias Toyota RAV4. Nova geração traz SUV totalmente novo

Salão de Nova Iorque 2018

Toyota RAV4. Nova geração traz SUV totalmente novo

O Toyota RAV4 acaba de dar a conhecer, no Salão de Nova Iorque, a sua quinta geração. Tudo é praticamente novo: desde design à plataforma, passando pela nova motorização híbrida.

Toyota RAV4 EUA 2019

Hoje em dia o mais popularo crossover da marca de Aichi a nível mundial, o Toyota RAV4 acaba de dar a conhecer, com a abertura das portas do Salão de Nova Iorque, uma nova geração. E é mesmo nova: na sua base encontramos a TNGA, ou Toyota New Global Architecture, estreada no último Prius, e preparada para receber a sua mais recente geração de motores.

O recurso à TNGA permitiu que o novo RAV4 que a distância entre eixos crescesse três centímetros, face ao modelo ainda em comercialização, ao mesmo tempo que perde no comprimento total, ainda que apenas meio centímetro. Um ligeiro aumento na largura e diminuição na altura deverá garantir melhores proporções gerais, e com o novo estilo, uma imagem mais imponente e até máscula.

De resto e no que concerne a cores, referência para a novidade do cliente poder optar por uma pintura bicolor. Solução, aliás, que é uma moda entre os SUV e crossovers.

Toyota RAV4 EUA 2019

Três sistemas AWD… mais um AWD i-Hybrid

Quanto às aptidões offroad, deverão registar igualmente melhoramentos, graças a vãos dianteiro e traseiro mais curtos, a juntar a um novo sistema de tração integral capaz de não só desviar até 50% da potência para as rodas traseiras, como dividir o binário ente as rodas do lado esquerdo e direito. Sendo que este sistema, um de três disponíveis (não sabemos se apenas para o mercado americano…), permite ainda o desligar total do eixo traseiro, como forma de garantir uma maior eficiência.

Toyota RAV4 EUA 2019

Igualmente previsto, para a versão híbrida, está um sistema de tração específico, denominado AWD i-Hybrid, o qual garante até 30% mais de binário para o eixo traseiro (comparando com o atual), no qual surge acoplado um motor elétrico traseiro.

RELACIONADO: Toyota Avensis com morte anunciada devido à fraca procura

Dois motores anunciados

Já no domínio das motorizações, duas unidades estão previstas, ambas a gasolina. Uma com 2.0 litros, que não será comercializada em Portugal e outra com 2.5 litros. A versão americana do novo Toyota RAV4 contará com este quatro cilindros de maior capacidade, mas esta unidade servirá também de base para a variante híbrida, com a marca nipónica a garantir uma maior eficiência relativamente ao antecessor. Isto sem revelar potência ou autonomia, a transmissão continua a estar a cargo de uma CVT.

Toyota RAV4 EUA 2019

Interior mais minimalista mas também mais recheado

Passando ao interior do habitáculo, o novo Toyota RAV4 aposta num aspeto mais minimalista, com o ecrã tátil de 7” em destaque, parte do novo sistema de info-entretenimento Toyota Entune 3.0 com Apple CarPlay e Amazon Alexa.

Outras funcionalidades estão presentes, como um novo retrovisor interior que exibe as imagens captadas pela câmara traseira, e da lista de opcionais passa a fazer parte, entre outros motivos de interesse, um novo sistema de som JBL de 800 watts.

Toyota RAV4 EUA 2019

E se, por exemplo, para dispor das novas jantes de 19”, é preciso pagar um extra, já os muitos sistemas de segurança que fazem parte do chamado Toyota Safety Sense, são de série. Englobando, por exemplo, o aviso de colisão frontal com deteção de peões e travagem autónoma de emergência, cruise control dinâmico, aviso de transposição involuntária da faixa de rodagem com correcção da direcção e faróis de máximos automáticos.

Lane Tracing Assist é a maior novidade

No entanto, verdadeiramente novo, neste capítulo, é o chamado Lane Tracing Assist, um pseudo sistema de condução autónoma que, segundo anuncia a Toyota, “alivia o fardo do condutor e garante uma condução segura, especialmente, em situações de tráfego congestionado e viagens longas em auto-estrada”. Além do Road Sign Assist, que, não só lê, como alerta, o condutor, para certos sinais de trânsito que vai encontrando ao longo da viagem.

Toyota RAV4 EUA 2019

A finalizar, referir apenas que o novo Toyota RAV4 não deverá chegar aos concessionários (americanos) antes do próximo inverno, com as versões híbridas a surgirem, à partida, apenas em 2019.

Sabe esta resposta?
Qual a potência no novo Mercedes-AMG C63 S?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG C63 renova-se. Caixa automática de 9 velocidades é novidade