Notícias MINI JCW com enorme asa traseira marca o regresso às 24 Horas de Nürburgring

Desportos Motorizados

MINI JCW com enorme asa traseira marca o regresso às 24 Horas de Nürburgring

O MINI John Cooper Works retorna às 24 Horas de Nürburgring para celebrar o 50.º aniversário da lendária prova de resistência.

2022 MINI John Cooper Works Nurburgring

A MINI volta a participar nas 24 Horas de Nürburgring, 10 anos após a sua última participação, com um MINI John Cooper Works de competição.

Le Mans até pode ter mais fama, mas as 24 Horas de Nürburgring estão longe de ser uma «pera doce».

Afinal, o traçado é a combinação do longo, rápido, punitivo e lendário Nürburgring-Nordschleife com o do circuito de Fórmula 1 — 25,3 km de extensão no total — , podendo traduzir-se em cerca de 200 automóveis no arranque da prova.

VEJAM TAMBÉM: O mais potente, radical e… esgotado. Ao volante do MINI JCW GP
2022 MINI John Cooper Works Nurburgring

As 24 Horas de Nürburgring deste ano destacam-se por ser a 50.ª edição da prova e, como acontece todos os anos, veremos em circuito um conjunto de máquinas bastante heterogéneas: desde competitivos GT3 e GT4 a veículos praticamente de produção.

O regresso do MINI John Cooper Works a esta prova far-se-á na classe SP3T, para modelos com motores até 2000 cm3 sobrealimentados.

A MINI, contudo, diz que as modificações efetuadas neste John Cooper Works de produção vão ainda mais longe do que aquelas que os regulamentos da classe obrigam.

O que mudou?

Sendo uma prova de resistência, este MINI John Cooper Works ganhou uma depósito de combustível bem maior, agora com 100 l de capacidade, e uma gaiola de segurança específica.

Por fora é visível o novo pacote aerodinâmico que inclui uma enorme asa traseira ajustável, um difusor traseiro e um splitter dianteiro. Fora da vista temos ainda um novo fundo totalmente revestido.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o MINI 100% elétrico. Continua a ter os «genes» MINI?

Todas as partes móveis do chassis e da suspensão foram substituídas por novas e reforçadas rótulas e, claro, a suspensão em si passou a ser de competição, ajustável em compressão e descompressão.

A MINI não fala em modificações mecânicas ao 2.0 l turbo de 306 cv (acoplado à caixa automática de oito velocidades), mas o escape recebeu um novo catalisador de competição, enquanto o sistema de travagem foi reforçado com componentes da BMW M Performance.

A MINI refere ainda que reduziu a massa do John Cooper Works dando como exemplo a substituição das janelas em vidro por outras em Makrolon® (policarbonato).

MINI John Cooper Works

Por fim, este MINI JCW ganhou ainda um sistema de elevação pneumático para paragens nas boxes mais rápidas.

Bulldog Racing

Este regresso do MINI John Cooper Works às 24 Horas de Nürburgring, começou a ser planeado o ano passado, com o projeto a arrancar durante o mês de setembro em colaboração com a equipa privada Bulldog Racing.

MINI John Cooper Works

Sediada na região de Eifel, a poucos metros do lendário circuito alemão, será também a Bulldog Racing quem irá correr com este MINI John Cooper Works nas 24 Horas de Nürburgring, prova que acontece durante o fim de semana de 26 a 29 de maio.