Notícias Toshiba anuncia nova tecnologia de baterias. 320 km de autonomia em apenas 6 minutos

Veículos Elétricos

Toshiba anuncia nova tecnologia de baterias. 320 km de autonomia em apenas 6 minutos

A Toshiba acaba de anunciar a nova geração das suas baterias de iões de lítio SCiB. A comercialização arranca já em 2019.

O tempo de carregamento e a autonomia das baterias tem sido um dos obstáculos à eletrificação do automóvel. Porém, a cada ano que passa, surgem novas tecnologias que prometem pôr termo a estas problemáticas. A Toshiba tem sido uma das marcas que mais tem apostado nesse objetivo.

Este gigante nipónico acaba de anunciar a nova geração das suas baterias de iões de lítio com tecnologia SCiB — a primeira geração foi lançada em 2009.

Um módulo de bateria Toshiba SCiB.

De acordo com a Toshiba, o seu novo protótipo de bateria SCiB com células de 50 Ah pode ser recarregado até 90% em apenas 6 minutos, graças ao recurso a um novo material para o ânodo: óxido de nióbio de titânio*, que aparentemente duplica a capacidade do ânodo do SCiB atual.

De acordo com o gráfico acima, um carregamento de 6 minutos permitiria três vezes mais autonomia (320 km) comparado com as baterias típicas de iões de lítio (usando uma bateria de 32 kWh).

Fiabilidade em causa?

A Toshiba afirma que esta nova geração de baterias SCiB mantém um longo ciclo de vida, opera a baixa temperatura e não coloca em causa a segurança nem a integridade de todo o sistema. Mais de 90% da capacidade é mantida após 5000 ciclos de carga/descarga e a recarga ultra-rápida também pode ser feita a temperaturas tão baixas como 10°C negatvos, em apenas 10 minutos.

Então é perfeito…

Quase perfeito. Esta solução ainda deverá ser muito dispendiosa para ser aplicada nos automóveis a preços competitivos. O custo por kWh poderá ser um entrave difícil de ultrapassar nos primeiros anos. Ainda assim, de acordo com a Toshiba, esta geração de baterias estará disponível já em 2019.


* A nossa tradução poderá não estar totalmente correta. Aceitamos sugestões.