Notícias Tesla Model 3 por 150 mil dólares… usado.

Insólito

Tesla Model 3 por 150 mil dólares… usado.

O Tesla Model 3 é o carro elétrico mais desejado, com 500 mil clientes à espera de receber um. Mas desejado ao ponto de dar 150 mil dólares por um?

Tesla Model 3 vendido no Craiglist

Se há carro que gera expectativas é o Tesla Model 3. Apresentado em 2016, iniciou a sua produção em julho deste ano e tem uma lista de espera de meio milhão de clientes. Os problemas persistem para colocar a linha de produção a “todo o vapor”, com Elon Musk, o CEO da Tesla, a falar num “inferno de produção”.

Até ao final de setembro apenas 260 unidades do Model 3 tinham sido produzidas e todas elas foram entregues a funcionários da marca californiana – serão os funcionários os “pilotos de teste” de conveniência para limar as arestas do novo modelo antes de começarem as entregas, no final deste mês, aos ansiosos clientes.

Tesla Model 3 vendido no Craiglist

150 mil dólares… está tudo doido?

O que não impediu que surgisse na Craiglist, para surpresa geral, um anúncio de venda de um Model 3 (VIN #209) em segunda mão, com pouco mais de 3200 km. Esta unidade, de cor branca, vinha equipada com todas as opções certas: a bateria de maior capacidade – elevando a autonomia para 500 km -, o teto solar panorâmico, as jantes aerodinâmicas e o sistema de som premium. Comprado novo equivaleria a cerca de 56 mil dólares, pouco mais de 47 mil euros.

É o primeiro Model 3 a chegar aos classificados, mas o choque veio do preço pedido: 150 mil dólares, o equivalente a quase 127 mil euros! Estará o mercado assim tão desesperado por um Model 3? Pelo mesmo dinheiro poderíamos comprar, novos, os mais pujantes dos Model S ou Model X e ainda ficar com a carteira cheia de dinheiro.

O anunciante reconheceu que a procura pelo modelo era óbvia e ficou sem saber que preço colocar – optou definitivamente pelo absurdo. Sabendo que todos os Model 3 até agora pertencem a funcionários da construtora, o anúncio, previsivelmente, desapareceu ao fim de poucas horas. Terá este funcionário sido repreendido pelo próprio Elon Musk?

Prevendo este tipo de situações, a Tesla refere-se a elas no contrato de encomenda pelos seus funcionários:

[…] todos os Model 3 com prioridade para os funcionários têm de ser registados ao funcionário ou a um membro da família e não podem ser revendidos por um valor superior ao preço original.

Apesar do preço absurdo pedido, ficámos sem saber se o anunciante chegou a receber alguma oferta pelo “elétrico do povo”.