Notícias Euro NCAP põe à prova os novos modelos da CUPRA, MG e Ford

Segurança

Euro NCAP põe à prova os novos modelos da CUPRA, MG e Ford

A lista de resultados mais recente dos testes de segurança do Euro NCAP mostrou resultados de cinco estrelas, mas não para todos os modelos.

Euro NCAP - Cupra Tavascan
© Euro NCAP

O Euro NCAP acaba de revelar os resultados dos testes de segurança de três novos modelos do mercado europeu: CUPRA Tavascan, Ford Tourneo Courier e MG HS.

No caso do CUPRA Tavascan, a classificação final foram as desejadas cinco estrelas. O Euro NCAP elogia as notas elevadas conseguidas nas várias categorias, destacando a presença de um capô ativo para proteção de peões e a resposta eficaz dos sistemas de segurança para ciclistas e motociclistas.

Para quem viaja a bordo, o SUV elétrico da CUPRA revelou uma muito boa proteção para todos os ocupantes, incluindo crianças. Já o sistema de monitorização do estado de alerta do condutor é capaz de detetar fadiga, mas não distração.

Os sistemas de segurança ativa do CUPRA Tavascan revelaram-se precisos e suaves na ação. No equipamento de série está presente o Controlo de Velocidade Adaptativo Inteligente (iACC), ajustando a velocidade às condições da estrada e aos limites em vigor.

O MG HS avaliado é a segunda geração do SUV da marca britânica «adotada» por uma família chinesa. Também alcançou as cinco estrelas, replicando o resultado da primeira geração em 2019. Os protocolos dos testes foram atualizados, desde então, por duas vezes, pelo que o Euro NCAP elogia “o compromisso de fabricantes como a MG em elevar os níveis de desempenho”.

Nos testes efetuados foram registados uma boa proteção para peões e ciclistas e um sistema de travagem de travagem autónoma de emergência eficaz. Nem sequer falta o sistema de segurança que verifica a presença de ciclistas, por exemplo, quando tentamos abrir a porta do carro.

Nem tudo é perfeito

Foi já este ano que o Ford Transit Courier obteve uma classificação Platinum — a mais alta — nos testes do Euro NCAP destinados a veículos comerciais. No entanto, a versão de passageiros, designada por Tourneo Courier, tem de passar por um conjunto de testes mais exigentes, precisamente pela presença de passageiros.

Neste contexto, e no teste de impacto frontal com barreira rígida em largura total, a proteção da cabeça foi classificada como fraca para a ocupante feminina de pequena estatura no banco traseiro.

Trata-se de um teste bastante exigente, que mede o desempenho do sistema de retenção traseiro, incluindo os cintos de segurança, pré-tensores e limitadores de carga. O fraco resultado acabou por dar origem a uma classificação final de três estrelas.

No entanto, o Euro NCAP ressalva que este aspeto irá ser corrigido pela Ford, pelo que haverá um novo teste ao Tourneo Courier em 2025.

Outros resultados

Além dos três automóveis já mencionados, o Euro NCAP também divulgou as pontuações de quatro outros modelos. Mas estas acabaram apenas por confirmar testes já realizados anteriormente.

O Ford Capri, ao ser praticamente um «gémeo» do Ford Explorer por debaixo da carroçaria, herda o resultado de cinco estrelas deste, conseguido no passado mês de setembro. Depois, o Mitsubishi ASX, por ser um clone do Renault Captur recebeu as mesmas quatro estrelas.

O Chery Omoda 5 é mais recente é apenas a versão 100% elétrica deste modelo, sendo que o híbrido já tinha sido testado em 2022, com um resultado de cinco estrelas.

E finalmente, o Renault Rafale, ao ser tecnicamente idêntico ao Austral, também vê replicada a avaliação de cinco estrelas, obtida em 2022.