Notícias Tesla processada por copiar design do Nikola One para o Semi

Litígio

Tesla processada por copiar design do Nikola One para o Semi

A Tesla está a ser alvo de um processo judicial, por alegado atropelo dos direitos de patente de design, pela Nikola Motors. Esta afirma que o Tesla Semi é uma cópia do Nikola One.

Nikola One vs Tesla Semi

Futuro fabricante de pesados articulados de propulsão híbrida a hidrogénio, a Nikola Motors acusa a Tesla de, no seu camião elétrico Semi, reproduzir “substancialmente” o seu design para o One.

Na queixa apresentada em tribunal, a companhia sediada em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah, submeteu seis pedidos de patente sobre o design do Nikola One a 30 de dezembro de 2015, as quais foram atribuídas pelo U.S. Patent and Trademark Office, finalmente, entre fevereiro e abril de 2018. Estas referem-se ao pára-brisas envolvente, à porta de acesso à cabine posicionada a meio desta, fuselagem, pára-lamas, revestimento lateral e linhas gerais do seu camião Nikola One.

“A Nikola Motors estima que os prejuízos resultantes dos atropelos da Tesla ultrapassem os dois mil milhões de euros”, escreve ainda a empresa, na sua reclamação.

“Queixa não tem fundamento”, diz Tesla

Confrontada com a queixa da Nikola Motors, a companhia fundada por Elon Musk rejeitou já a validade da mesma, defendendo, através de um porta-voz ouvido também pela Reuters, que “é mais do que óbvio que este processo não tem qualquer fundamento”.

RELACIONADO: Tesla Semi. Super camião elétrico faz 5 segundos dos 0-96 km/h (60 mph)

Recorde-se que a Tesla deu a conhecer o primeiro veículo pesado da sua (ainda curta) história, o Semi, em novembro de 2017, 18 meses após a divulgação da primeira imagem do Nikola One, em maio de 2016. Sendo que, até ao momento, a companhia de Palo Alto continua sem desvendar muito sobre o camião, a não ser que entrará em produção já em 2019. Precisamente a mesma data avançada pela Nikola para iniciar a produção do One.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo concept DS X E-Tense?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

DS X E-Tense. Desportivo, elétrico, transparente e… assimétrico