Notícias Tesla quer resolver questão das entregas de uma vez por todas

Tecnologia

Tesla quer resolver questão das entregas de uma vez por todas

Ir buscar o carro ao concessionário é coisa do passado. Agora, modelos como o Tesla Model Y conduzem de forma autónoma até à sua nova morada.

Entrega autónoma do Tesla Model Y
© Tesla / X

A Tesla está a testar uma forma de acabar com os problemas das entregas de automóveis a novos clientes, e já tem algumas ideias. Modelos como o Tesla Model Y poderão começar a ser entregues diretamente na sua casa, e não será preciso ninguém para os conduzir, pois a função de condução autónoma encarregar-se-à disso.

Para já, no entanto, trata-se apenas de um teste, decorrido em solo americano e próximo da Gigafactory da marca, no Texas. O Tesla Model Y em questão estava equipado com o mesmo software que a marca adicionou aos seus táxi-robô. Em todos os momentos de condução esta viagem esteve a ser supervisionada.

No entanto, mesmo com autoestrada na rota e com cerca de 30 minutos de condução, não foi necessária qualquer intervenção. O Tesla Model Y saiu da fábrica e conduziu de forma autónoma, sem ninguém a bordo, até à morada indicada pelo novo cliente da marca. Veja como foi a viagem:

Pelo caminho, encontrou trânsito, semáforos, ambiente urbano, camiões a limpar a via e outros «desafios». A equipa da Tesla esteve a acompanhar, com uma Cybertruck, esta «viagem» em determinados momentos para filmagens do exterior e, provavelmente, para que este novo Tesla Model Y não se sentisse «sozinho».

O desenvolvimento desta tecnologia parece continuar em bom ritmo, com diversas aplicações práticas, como esta. Uma deslocação que iria precisar de tempo e de mais do que uma pessoa para o procedimento — e, eventualmente, de uma boleia para a fábrica — realizou-se automaticamente, sem qualquer dificuldade.

Depois da chegada e da entrega confirmada, o software do Tesla Model Y foi atualizado, passando do modo de táxi-robô para o mais convencional FSD (Full Self-Driving).

A primeira entrega autónoma da história?

Elon Musk reagiu ao momento da forma habitual, através da sua própria rede social, afirmando que “não havia absolutamente ninguém no carro nem operadores remotos a controlá-lo em qualquer momento. Totalmente autónomo!”; “Tanto quanto sabemos, esta foi a primeira condução totalmente autónoma sem pessoas no carro nem operadores remotos a controlar o carro numa autoestrada pública”.

O diretor-executivo da marca acrescentou ainda que “a primeira entrega totalmente autónoma de um Tesla Model Y, desde a fábrica até à casa de um cliente do outro lado da cidade, incluindo autoestradas, foi agora concluída”.

Tesla Model Y - condução autónoma
© Tesla / YouTube

Na Europa, Ásia e EUA, nos últimos anos, têm surgido vários relatos de atrasos, comunicação deficiente e «dores de cabeça» no processo de entrega de veículos da Tesla.

Sabe esta resposta?
Qual era o nome de código da segunda geração do Tesla Model Y?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzi o Tesla Model Y Juniper e há um defeito que continua por resolver