Notícias Carro da Xiaomi perdeu 600 cv sem consentimento dos clientes

Software

Carro da Xiaomi perdeu 600 cv sem consentimento dos clientes

Uma pequena revolta fez a Xiomi recuar na atualização do software. O Xiaomi su7 Ultra perdeu 600 cv sem consentimento dos clientes.

Xiaomi SU7 Ultra na estrada, frente 3/4
© Xiaomi

Chegar a casa com quase 1600 cv. Acordar com pouco mais de 900 cv. Foi isto que aconteceu a alguns proprietários do novo Xiaomi SU7 Ultra depois de uma atualização over-the-air durante a noite.

Sem aviso prévio, o sistema de propulsão do SU7 Ultra foi limitado via software. De manhã, ao ligar o carro, os condutores foram surpreendidos com uma nova mensagem no ecrã: para voltar a ter acesso à potência máxima, seria agora necessário completar uma volta de qualificação num dos circuitos autorizados, com o novo “Ranking Mode”.

A reação foi rápida. Em poucas horas, a Xiaomi recebeu tantas críticas que teve de recuar. Uma nova atualização repôs os valores originais.

Xiaomi SU7 Ultra - 374 de traseira
© Xiaomi A Xiaomi justificou estas restrições com razões de segurança, alegando que as capacidades extremas do veículo exigem condições adequadas de pista e uma condução experiente.

Perante a pressão, a Xiaomi não só suspendeu a restrição como reconheceu que, no futuro, precisa de melhorar a comunicação com os seus clientes sobre atualizações de software. Nomeadamente a transparência e expectativas.

Os clientes alegam que compraram um carro com 1600 cv e não esperavam que esses cavalos pudessem ser retirados à distância — sem consentimento.

Testar sem restrições na Europa

A unidade do Xiaomi SU7 Ultra que se encontra em testes na Alemanha, no circuito de Nürburgring-Nordschleife, é que não deve ter qualquer uma destas restrições ativa.

© Xiaomi Com os três motores elétricos a funcionar em pleno, a marca afirma que o SU7 Ultra consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,98s e que a velocidade máxima é de 350 km/h.

Além do sistema de propulsão, esta versão do SU7 também conta com uma bateria CATL Qilin II, sistema de travagem Akebono com discos carbo-cerâmicos e um pacote aerodinâmico em fibra de carbono.

Neste último, pode estar incluído, em opção, um capô dianteiro com duas gigantescas saídas de ar, tal como podia ser visto no protótipo de pré-produção. O objetivo desta marca chinesa é claro e está explicado neste artigo:

Xiaomi SU7 Ultra Prototype com disco dianteiro em brasa
Apresentação

Xiaomi quer dar uma tareia na Porsche. Adivinhe onde e como

O Xiaomi SU7 Ultra Prototype tem um objetivo claro: destronar o Taycan Turbo GT como a berlina elétrica mais rápida no Nürburgring.

André Mendes