Notícias Este é o Volkswagen Jetta mais rápido do planeta

Vídeos

Este é o Volkswagen Jetta mais rápido do planeta

Nas planícies de sal de Bonneville vê-se um pouco de tudo. Até um Volkswagen Jetta que bateu um recorde de velocidade, bem acima dos 300 km/h!

Volkswagen Jetta Bonneville Ver vídeo

Depois de a Volkswagen ter andado a acelerar pelas planícies de sal de Bonneville com um Jetta baseado no modelo de produção e ter chegado aos 338,15 km/h foi a vez de Matt Farah do canal The Smoking Tire usar o carro e… bater o recorde anteriormente alcançado por cerca de 1 km/h, alcançando os 339,57 km/h.

Da primeira vez que o Jetta visitou Bonneville foi levado pela própria marca, que o construiu com um só objetivo… velocidade. O Volkswagen mantém a tração dianteira, caixa manual de seis velocidades e o motor tem por base o 2.0 TSI, mas recebeu várias alterações, entre as quais um novo turbo e passou, segundo a marca, a produzir cerca de 608 cv (no vídeo Matt Farah refere 550, mas os dados oficiais indicam 608 cv).

Em setembro o Volkswagen Jetta já tinha competido num evento da Utah Salt Flats Racing Association e conquistou o recorde na classe BGC/C (Blown Gas Coupe class), ao bater o anterior de 335,5 km/h alcançando 338,15 km/h.

VÊ TAMBÉM: A pergunta que ninguém fez a Eugenio Amos, o criador do Lancia Delta Futurista
Volkswagen Jetta Bonneville

Novo recorde?

Apesar de no vídeo Matt Farah alcançar os 339,57 km/h não significa que o Jetta tenha batido o seu próprio recorde… pelo menos oficialmente. Para um recorde nas planícies de sal de Bonneville ser oficial é preciso que este seja alcançado num evento e tem de obter uma certificação de velocidade dada pela organização, não sendo por isso claro se a velocidade alcançada pelo youtuber vai substituir a anterior nos livros de recordes.

Seja como for, o Jetta modificado pela Volkswagen é notoriamente rápido. Apesar de partir do modelo de série — ainda comercializado nos Estados Unidos e recebeu uma nova geração este ano, do qual este super-Jetta deriva —, este Volkswagen recebeu várias alterações para correr, que foram desde a mecânica até à aerodinâmica.

Sabe esta resposta?
Qual foi o tempo alcançado pelo Volkswagen I.D. R em Pikes Peak?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Pikes Peak International Climb 2018. ID.R destrói recorde do 208 T16!