Notícias Shoichiro Toyoda faleceu. O homem que não tinha medo de sujar as mãos

Óbito

Shoichiro Toyoda faleceu. O homem que não tinha medo de sujar as mãos

Filho do fundador da Toyota e pai de Akio Toyoda, Shoichiro Toyoda foi o principal responsável pela expansão global da marca japonesa.

Shoichiro Toyoda

Se hoje a Toyota é o maior construtor do mundo, muito o deve a Shoichiro Toyoda, uma figura incontornável da sua história que faleceu hoje aos 97 anos.

Filho de Kiichiro Toyoda, o fundador da marca, Shoichiro formou-se em engenharia, ingressou na empresa da sua família em 1952 e desde então a história de ambos anda de «mãos dadas».

Elevado ao papel de diretor geral em 1961, foi um dos responsáveis pela implementação do sistema de controlo de qualidade durante essa década que permitiu à Toyota «ganhar fama» pela fiabilidade dos seus modelos.

Shoichiro Toyoda
© Toyota Shoichiro Toyoda.

Mas o seu trabalho estava longe de terminar. Em 1972 chegou a vice-presidente da marca e em 1982, após a fusão das divisões de vendas e produção da Toyota, tornou-se o diretor executivo da Toyota Motor Corporation.

O desafio norte-americano

Foi na década de 80 que Shoichiro Toyoda acabou por «cimentar» o seu nome na história da Toyota.

Após tomar posse, numa altura marcada pelas tensões comerciais entre o Japão e os EUA, Toyoda tomou uma decisão crucial para a implementação da Toyota nos EUA, um mercado onde a marca japonesa já saboreava o sucesso, mas à custa de importações.

Shoichiro Toyoda decidiu, assim, começar a produzir automóveis nos EUA. Ao fazê-lo, ajudou a reduzir as tensões comerciais entre os dois países e, pelo caminho, reforçou substancialmente o «peso» da Toyota naquele que era, à data, o maior mercado automóvel global.

Basta constatar que no início do seu mandato como diretor executivo da Toyota todos os modelos vendidos nos EUA eram importados; e no final, em 1992, 40% dos modelos já eram produzidos localmente, com todas as vantagens que daí advém.

Também os modelos produzidos eram mais adequados às necessidades do mercado norte-americano e os resultados «falam por si»: entre 1981 e 1991 as vendas cresceram 49%, passando das 711 993 unidades vendidas em 1981 para as 1,1 milhões de unidades vendidas em 1990.

O nascimento da Lexus

Mas o sucesso de Shoichiro Toyoda à frente da marca nipónica não se ficou por aí. Ele foi uma das forças motrizes por trás do nascimento da Lexus, apoiado nos critérios de qualidade que ajudou a implementar ainda nos anos 60.

Nascida em 1989, a Lexus foi especialmente pensada para bater as propostas premium europeias e «vingar» no mercado norte-americano. Os resultados desde então comprovam a visão estratégica de Toyoda.

Uma nova forma de «ver o automóvel»

Se o seu filho mais velho, Akio Toyoda, acabou por ficar conhecido por trazer um lado mais emocionante à marca nipónica, o seu pai, Shoichiro Toyoda, será relembrado pela atenção que dedicou ao público norte-americano.

Uma vida dedicada à Toyota

Depois de abandonar o cargo de diretor executivo da Toyota assumiu o cargo de chairman da marca entre 1992 e 1999 — algo que Akio Toyoda também vai fazer a partir de 1 de março.

Contam-se assim 57 anos em que Shoichiro Toyoda integrou a direção da Toyota, assumindo o cargo de chairman honorário desde 2009 até agora, à sua morte.

Formado em engenharia, «reza a lenda» que Shoichiro Toyoda não tinha receio de sujar as mãos fosse na linha de produção ou no lançamento de um novo modelo, partilhando com o seu filho a paixão pelos desportos motorizados.

A sua importância para a indústria automóvel em geral e para a Toyota em particular é inegável, algo que ficou patente ao ter sido integrado no Automotive Hall of Fame em 2007.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?