Notícias Ronda de testes do Euro NCAP prova que não é fácil ter cinco estrelas

Segurança

Ronda de testes do Euro NCAP prova que não é fácil ter cinco estrelas

Foram vários os modelos que não alcançaram as cinco estrelas Euro NCAP, apesar de alguns estarem a fazer o teste pela segunda vez.

Chery Tiggo 7 Euro NCAP
© Euro NCAP

A última ronda de testes do Euro NCAP veio comprovar aquilo que já sabíamos: a segurança automóvel é um desafio exigente e as cobiçadas cinco estrelas (nota máxima) não são para qualquer um.

Os últimos modelos que «sentiram na pele» a dificuldade de chegar às cinco estrelas foram os Tiggo 7 e Tiggo 8, dois SUV produzidos pelo construtor chinês Chery Automobiles. Ambos partilham a mesma plataforma, mas também o mesmo problema: um mau funcionamento do airbag lateral, que não abriu corretamente durante os testes.

A Chery foi alertada para a falha e teve a oportunidade de a corrigir e voltar a fazer o teste. Contudo, no novo teste, o airbag lateral voltou a falhar ao desencaixar-se do suporte do tejadilho. O resultado? Uma penalização na pontuação, que impediu os dois modelos de atingirem as cinco estrelas, ficando-se pelas quatro estrelas.

Apesar de nem o Tiggo 7 nem o Tiggo 8 estarem à venda em Portugal, a Chery já tem presença nacional com as marcas Omoda e Jaecoo.

O Ford Tourneo Courier foi outro modelo que teve oportunidade de repetir o teste inicial do Euro NCAP, onde obteve três estrelas em 2024. Na altura, no teste de colisão frontal a toda a largura contra uma barreira rígida, o Tourneo Courier teve uma classificação de “fraco” na proteção das cabeças dos passageiros traseiros.

A Ford reviu o sistema de retenção dos passageiros traseiros e… os resultados melhoraram. O novo teste elevou a classificação do Tourneo Courier para quatro estrelas.

Por último, o novo Hyundai Inster foi outro dos modelos que ficou «à porta» da classificação máxima, com uma avaliação de quatro estrelas.

Em causa esteve o facto da porta do condutor se ter destrancado durante o teste de colisão lateral, algo que não é suposto. Isto aumenta o risco da porta se abrir e colocar em causa a segurança dos passageiros.

Difícil, mas não impossível

A exigência crescente do protocolo Euro NCAP torna mais difícil alcançar a pontuação máxima, mas não é impossível. Nesta ronda, cinco modelos destacaram-se com cinco estrelas: Polestar 4, Zeekr 7x, Lynk & Co 02, Omoda 09 e MG P9 EV.

O Polestar 4 foi o modelo que mais impressionou na proteção dos ocupantes adultos, com uma pontuação de 92%. Logo atrás ficaram o MG P9 EV (pick-up) e o Zeekr 7X, ambos com 91%. Por sua vez, o Lynk & Co 02 destacou-se nos sistemas de prevenção de acidentes, com uma pontuação de 89% nos testes de assistência à condução.

“Nós sabemos que é um desafio alcançar a classificação das cinco estrelas, mas continua a ser um desafio que vale a pena enfrentar, pois os benefícios vão muito além da proteção dos ocupantes. Carros mais seguros também ajudam a proteger os restantes utilizadores da via e podem reduzir a pressão sobre os serviços de emergência e de saúde dos países”.

Dr. Aled Williams, gestor do programa Euro NCAP.

Todas as classificações

ModeloNotaProteção AdultoProteção CriançaUtilizadores
Vulneráveis
Assistência à Condução
CHERY Tiggo 7 e 8 (2025)4 estrelas80%77%80%78%
Ford Tourneo Courier & E-Tourneo Courier (2025)4 estrelas85%78%78%66%
Hyundai Inster (2025)4 estrelas70%81%70%67%
Lynk & Co 02 (2025)5 estrelas90%87%83%89%
MG P9 EV (2025)5 estrelas91%85%84%83%
Omoda 9 (2025)5 estrelas90%85%81%80%
Polestar 4 (2025)5 estrelas92%85%81%79%
Zeekr 7x (2025)5 estrelas91%90%78%83%

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?