Notícias Renault Sport revela Clio RS16: o mais potente de sempre!

Apresentação

Renault Sport revela Clio RS16: o mais potente de sempre!

A Renault Sport revelou o seu modelo mais rápido de sempre: o Clio RS16. Debaixo do capot está o motor 2.0 Turbo de 275 cv do aclamado Mégane RS Trophy-R.

Renault Clio RS16

Algures em França, há um conjunto de engenheiros com um sorriso de orelha a orelha — o motivo é aquele que podem ver nas imagens. A administração da marca francesa deu luz verde à Renault Sport para avançar com o desenvolvimento do Clio RS mais potente de sempre, o Renault Clio RS16.

Porque é tão especial?

A Renault Sport está a comemorar o regresso ao grupo de construtores envolvidos na Fórmula 1 e nada melhor do que um potente hatchback para reafirmar o legado da marca na produção de desportivos de tração dianteira.

As primeiras conversas sobre um hipotético Renault Clio RS16 começaram em outubro de 2015, mas só em dezembro é que foi dada permissão para avançar com o projeto. A Renault Sport meteu as mãos à obra e fabricou dois protótipos do Clio RS16 nas imagens (um amarelo e outro preto).

O motor 1.6 Turbo de 220 cv e a caixa automática EDC de dupla embraiagem do Clio RS Trophy, meteram os papéis para a reforma e a Renault Sport foi buscar o 2.0 Turbo de 275 cv e a caixa manual do Mégane RS Trophy-R para equipar este protótipo. Porque a caixa manual é significativamente mais leve do que a EDC, não houve nenhum acréscimo de peso — só de potência!

Para aguentar o acréscimo de potência, a Renault Sport equipou o chassis do Clio RS16 com «peças exóticas» provenientes do departamento de competição da marca: suspensões Öhlins, ligações dianteiras ao solo PerfoHub, esquema de suspensão traseira oriundo do R3T de ralis, escape Akrapovick, jantes Speedline Turini, pneus Michelin Pilot Sport, travões Brembo, e a lista continua…

Nürburgring à vista?

Estima-se que este Clio RS16 seja 100 kg mais leve do que o Mégane RS Trophy-R. Logo, sendo igualmente potente, mais leve e mais aerodinâmico é provável que seja mais rápido do que este no Nürburgring.

Face a isto, será que Renault estará disposta a regressar ao «Inferno Verde» para reclamar o título de “Carro de tração dianteira mais rápido de Nürburgring”?

O tempo a bater é o deste modelo alemão: O Volkswagen Golf Clubsport S. A marca não confirma nem desmente, mas o mais provável é que regresse a Nürburgring. É uma questão de honra, estamos a falar de um departamento que «vive e respira» competição, portanto…

clio-rs16 4

Vai ser produzido?

Para já o Renault Clio RS16 é apenas um protótipo, mas é provável que seja dada «luz verde» para a produção do modelo ainda este verão. Caso avance, a produção deverá ser muito limitada.

O objetivo não é lucrar com o modelo. A Renault espera que o Clio RS16 consiga marcar tanto as atuais gerações quanto o Renault R5 Turbo ou os mais recentes Renault Clio V6 marcaram as gerações passadas. Enquanto a marca não se decide, devemos voltar a ver este modelo em ação já no próximo mês, durante o Festival de Goodwood.

Nós vamos lá estar…