Notícias Elétrico com a velocidade máxima mais elevada é este hipercarro chinês

Recordes

Elétrico com a velocidade máxima mais elevada é este hipercarro chinês

A velocidade máxima atingida pelo Yangwang U9 Track Edition impõe respeito até aos hipercarros a combustão, mas para o fazer precisou de uma potência monstruosa.

Yangwang U9 Track Edition
© BYD

A BYD acaba de conquistar um feito histórico: o Yangwang U9 Track Edition tornou-se o carro elétrico com a velocidade mais elevada do mundo, ao atingir 472,41 km/h no circuito de testes ATP (Automotive Testing Papenburg), na Alemanha.

O recorde foi alcançado pelo piloto alemão Marc Basseng e coloca o supercarro chinês à frente de outros hipercarros elétricos como o Aspark Owl (438,7 km/h) e o Rimac Nevera R (431,45 km/h).

Yangwang U9 Track Edition
© BYD

Aliás, o valor atingido coloca até em sentido os reis da velocidade máxima a combustão, como a Koenigsegg, Hennessey ou a menos conhecida SSC, mas com uma ressalva: o Yangwang U9 Track Edition atingiu os 472,41 km/h apenas numa direção.

O recorde oficial de 455,3 km/h do SSC Tuatara, alcançado em 2021, é a média entre duas passagens em direções opostas, para anular, por exemplo, o efeito do vento.

Em novembro do ano passado, o U9 já tinha estabelecido o recorde de velocidade máxima para um automóvel chinês, com 391,94 km/h. O U9 Track Edition trucidou esse recorde ao acrescentar mais de 80 km/h, ficando muito próximo da fasquia das 300 mph (482,8 km/h), uma das metas que a Koenigsegg, Hennessey e SSC já anunciaram querer ultrapassar.

Por enquanto, apenas o Bugatti Chiron Super Sport 300+ o fez, alcançando os 490 km/h. Mas, tal como o hipercarro elétrico chinês, alcançou essa velocidade apenas numa direção.

Três mil cavalos!

Não é engano. Para atingir este marco, o U9 Track Edition declara 2207 kW, o mesmo que 3000 cv de potência (!). Mais que duplica a potência do U9 «normal» que não vai além dos 960 kW (1305 cv). Para o conseguir conta com quatro motores elétricos (um por roda), cada um com 555 kW (755 cv) de potência.

O segredo para este recorde não é só a potência «astronómica». Segundo a BYD, a chave está no avançado sistema de vetorização de binário, que ajusta cada motor até 100 vezes por segundo, e nos pneus semi-slick desenvolvidos especificamente pela Giti Tire para o U9. Estes mitigam a perda de binário e foram concebidos para resistir melhor ao desgaste em velocidades extremas.

Descubra o seu próximo automóvel:

O Yangwang U9 começou a ser entregue este mês e já ultrapassou as 149 unidades vendidas, tornando-se o primeiro supercarro chinês a superar a barreira das cem entregas, de acordo com o site Sanyan Tech.

Sabe esta resposta?
Qual é o nome da primeira carrinha da BYD?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?