Notícias The Stig fixa novo recorde para o trator mais rápido do mundo

Recordes

The Stig fixa novo recorde para o trator mais rápido do mundo

Certamente tens uma ideia de qual é o superdesportivo mais rápido do mundo, ou, até mesmo, o familiar. Mas… o trator? A Top Gear apresenta agora a máquina agrícola mais rápida da atualidade!

Trator mais rápido do mundo 2018

O conhecido programa de televisão britânico Top Gear decidiu levar mais longe a “loucura dos recordes”, ao propor-se fixar um novo para o trator mais rápido do mundo, e homologado pelo Livro de Recordes do Guiness.

O desafio começou, desde logo, na própria máquina para o fazer. O trator escolhido recebeu inúmeras alterações e melhoramentos, destacando-se um motor V8 5.7 litros de 507 cv de origem Chevrolet, travões de disco às quatro rodas, suspensão adaptativa a ar, rodas traseiras de 54 polegadas, duplo travão de mão hidráulico, uma enorme asa traseira e até botão Start. Além de “uma lata de tinta laranja Lamborghini” — sem dúvida, um elemento imprescindível para o sucesso!

Recorde batido… por quase 10 km/h a mais!

Com o super-trator preparado, a equipa do Top Gear levou-o aos limites na já conhecida pista do antigo aeródromo da Royal Air Force (RAF) em Leicestershire, Reino Unido. Acabando por conseguir fixar como velocidade máxima 140,44 km/h — um novo recorde para este tipo de veículos, registado e homologado, no local, pelo Livro dos Recordes.

Recorde-se que a tentativa inglesa tinha como objectivo melhorar os 130,14 km/h alcançados, em fevereiro de 2015, por um trator finlandês Valtra T234 de 7,7 toneladas, pilotado pelo campeão mundial de ralis Juha Kankkunen, numa estrada em Vuojarvi, na Finlândia.

RELACIONADO: Juha Kankkunen: o mais rápido do mundo num trator

Duas passagens, como manda o regulamento

Tal como obrigam os regulamentos, o trator pilotado por The Stig foi obrigado a fazer duas passagens, em ambos os sentidos, pelo trajeto pré-definido, com a primeira a terminar com uma velocidade de 147,92 km/h, e a segunda, com uma marca de 132,96 km/h. A marca de 140,44 km/h resulta da média feita a partir das duas velocidades alcançadas.

Tractor mais rápido do mundo 2018

No final da tentativa e alcançada a consagração, coube a Matt LeBlanc, atual apresentador do Top Gear e orgulhoso proprietário de quatro tratores, a fazer o discurso de vitória, afirmando que “quanto estamos ao volante de um trator, praticamente não podemos ir a lado nenhum com ele. Pelo que, aquilo que quisemos fazer, foi acelerar a agricultura. Assim e quando o Lewis Hamilton se reformar, será isto que ele irá conduzir!”.

Trator mais rápido do mundo 2018
Sabe esta resposta?
Quantas unidades o Kia Sportage vendeu desde a primeira geração, há 25 anos atrás?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Sportage faz 25 anos e alcança cinco milhões de unidades vendidas