Notícias Que maravilha! Jaguar E-Type renasce com V12 original “puxado” até aos 400 cv

Restomod

Que maravilha! Jaguar E-Type renasce com V12 original “puxado” até aos 400 cv

Britânicos da Unleashed by E-Type UK pegaram no mítico Jaguar E-Type e deram-lhe mais potência. Só podia correr bem…

Jaguar E-Type by Unleashed 5

A empresa britânica E-Type UK dedica-se desde 2008 à venda, restauro e reconstrução dos modelos mais icónicos da Jaguar. Agora, através da sua marca Unleashed, acaba de criar um restomod do Jaguar E-Type Série 3 produzido em 1971.

Tudo começa com um “carro dador”, que depois é modificado, num processo que demora mais de 4 mil horas até ficar concluído. Uma das primeiras alterações feitas é na plataforma, que precisa de ser alongada.

Depois segue-se o motor V12, que a E-Type UK faz questão de conservar, mas com algumas alterações. Em vez dos 5.3 litros originais, este bloco vê a sua capacidade crescer para os 6.1l e a potência subir dos 276 para os 400 cv.

A NÃO PERDER: E-Type. Jaguar celebra 60 anos de um ícone com edição especial aos pares
Jaguar E-Type by Unleashed 3

Para conseguir este aumento de potência foi utilizado um sistema de injeção direta e um novo escape desportivo em aço inoxidável e cerâmica. A caixa manual de cinco velocidades em alumínio também é totalmente nova, mas continua a “mandar” o binário apenas para as rodas traseiras.

A somar a isto, foram instaladas novas barras anti-aproximação, novos travões de disco com pinças de travão dianteiras de quatro pistões e amortecedores totalmente ajustáveis.

Mas se a mecânica eleva o Jaguar E-Type para “outros campeonatos”, a estética pouco ou nada mudou, ou não fosse este um dos automóveis mais elegantes de sempre. Contudo, a empresa britânica destaca as pequenas alterações feitas nos para-choques, na grelha dianteira e nos grupos óticos, que passaram a ser LED.

LEIAM TAMBÉM: Jaguar F-Type (300 cv). Os QUATRO CILINDROS acompanham o estilo?

No interior, destaque para os bancos aquecidos, para a iluminação ambiente em LED, para o botão “Start”, sistema de som surround, para-brisas aquecido, fecho centralizado, vidros elétricos, ar condicionado e ligação Bluetooth.

Quanto aos acabamentos, a E-Type UK garante que podem ser personalizados ao gosto de cada proprietário, basta pagar. E por falar em pagar, importa dizer que quem quiser levar um destes “Jaguar E-Type by Unleashed” para casa terá de pagar 378 350 euros. E o preço do “carro dador” não está incluído…

Sabe esta resposta?
Qual a potência do motor de quatro cilindros do novo Jaguar F-Type?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar F-Type (300 cv). Os QUATRO CILINDROS acompanham o estilo?