Notícias PSP alerta condutores de Lisboa para esquema de burla com falsos acidentes

Segurança

PSP alerta condutores de Lisboa para esquema de burla com falsos acidentes

O comunicado emitido pela PSP alerta os condutores lisboetas para um esquema de falsos acidentes para burlar os automobilistas. No total já houve 30 casos.

skoda octavia, polícia de segurança pública

Num comunicado emitido esta quinta-feira a PSP alertou os condutores da cidade de Lisboa para uma novo esquema de burla que se tem vindo a fazer sentir na capital e que envolve falsos acidentes para extorquir dinheiro aos condutores.

De acordo com a PSP, os suspeitos seleccionam as vítimas no parque de estacionamento e em seguida seguem-nas quando estas iniciam a marcha. Passado pouco tempo, e segundo o comunicado, os suspeitos “buzinam insistentemente e tentam que estas parem para iniciar um diálogo”.

Uma vez iniciado o diálogo, os suspeitos acusam as vítimas de terem provocado danos no seu automóvel (seja durante manobras ou por distração). Segundo a PSP as viaturas dos suspeitos contam já com danos e há até casos em que estes provocam danos no automóvel da vítima (a priori) para tornar a história mais credível.

VÊ TAMBÉM: Comissão Europeia. Estradas portuguesas são das melhores da UE

Qual é o objetivo?

Tudo isto tem como objetivo extorquir dinheiro às vítimas, sendo que, segundo a PSP, os suspeitos “alegam estar com pressa e que não podem esperar pela polícia ou pelo preenchimento de declaração amigável” propondo antes que as vítimas lhes dêem dinheiro para suportar a reparação dos danos que, supostamente, causaram.

A polícia refere ainda que os burlões exercem pressão sobre as vítimas tentando intimidá-las para que estas lhes dêem dinheiro.

O que fazer?

Antes de mais, a PSP aconselha os automobilistas lisboetas a nunca entrarem em acordo em caso de acidente se alguém lhes pedir dinheiro. Para além disso, aconselha ainda a que, sempre que um condutor se veja envolvido num acidente de viação de que não se tenham apercebido, chame as autoridades ao local.

A PSP aconselhou ainda que se “tome sempre nota dos dados da viatura (matricula, marca, modelo e cor) em que o(s) suspeito(s) se faz(em) transportar (quando em situações de burla, os suspeitos abandonam o local quando é referido que se vai chamar a polícia)”. Recomendando ainda que os cidadãos denunciem a situação, caso sejam vítimas de burla ou tentativa de burla.

VÊ TAMBÉM: As trotinetes elétricas partilhadas precisam de muita manutenção?

De acordo com PSP, desde o início do ano já foram registadas 30 burlas realizadas com recurso a este tipo de atuação, tendo sido detidos dois suspeitos e identificados outros nove.

Fontes: Observador, Público, TSF.