Conheçam as preparadoras mais excêntricas do Salão de Genebra

Conheçam as preparadoras mais excêntricas do Salão de Genebra

Range Rover’s cor-de-rosa, Porsches com mais de 700cv’s, escapes banhados a ouro. Tudo é possível no mundo dos preparadores de automóveis!

Imaginem que o vosso trabalho é lidar diariamente com os carros mais exclusivos e mais caros do mundo. Agora imaginem que a vossa missão é tornar esses mesmo carros – que já se encontram num estágio perto do limiar da perfeição em carros ainda melhores. Bem, é isso que a Hamann, AC Schintzer, Alpina, Gemballa, Ruf, Kahn, Carlsson, Fornasari, Startech entre tantas outras fazem todos os «santos» dias, 365 vezes por ano.

As alteração variam entre si tanto no gosto, às vezes duvidoso,  como no preço que pode ultrapassar a barreira dos 100.000 euros num abrir e fechar de olhos. Umas preparadoras preferem não mexer muito no visual dos carros, promovendo alterações mais subtis, enquanto outras gostam de abusar fortemente em cores berrantes, jantes e potências a condizer.

IMG_0567

O trabalho destas empresas – alguma delas com um legado tão forte que se confundem com a história dos próprios construtores, pode começar a pedido dos clientes que pedem alterações à mercê do seu gosto pessoal, ou por iniciativa da próprias preparadoras disponibilizando modelos já alterados e catalogados. E algumas especializam-se mesmo em marcas de automóveis específicas.  A Brabus por exemplo prefere trabalhar com a Mercedes-Benz, enquanto a RUF, outro exemplo, tem preferência pela Porsche.

Entre as principais atrações exibidas no Salão de Genebra 2013, que é o «salão dos salões» para as empresas de preparação automóvel  encontra-se o Brabus 800 Roadster, baseado no Mercedes-Benz SL 65 AMG, com um motor capaz de gerar 800 cv; o Gemballa GT feito a partir do McLaren MP4-12C; o excêntrico Fornassari 99, um SUV de grandes proporções que pode ter até 750 cv; o Ruf CTR 3 Clubsport de 777 cv e até mesmo um Land Rover Defender preparado pela Kahn em rosa choque!

Todos estes modelos e muitos mais disponíveis nesta galeria de fotos:

Texto: Guilherme Ferreira da Costa