Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Preço dos carros usados disparou 18% na Europa em 2021

Mercado

Preço dos carros usados disparou 18% na Europa em 2021

A crise de semicondutores e a pandemia de Covid-19 fizeram com que o preço dos carros usados disparasse um pouco por todo o mundo.

Carros usados

Quem quiser comprar carros usados em 2021 na Europa terá que pagar, em média, mais 18% do que pagaria em 2020. Os dados são da AutoScout24 e confirmam aquilo que já se estava a verificar em outros pontos do globo.

De acordo com este portal, quem comprou um automóvel usado no mercado europeu em novembro deste ano gastou, em média, mais 3726 euros do que se o tivesse feito no mesmo período de 2020.

São números muito significativos e que Stefan Schneck, responsável pelo mercado alemão no AutoScout24, considera resultarem de “um ano [2021] absolutamente excecional” em “termos de dinâmica dos preços do mercado de usados”.

A NÃO PERDER: Usados importados. Tribunal de Justiça Europeu considera cobrança do ISV ilegal

Stand automóvel

Quais os motivos?

Schneck explica que foram vários os fatores a motivar esta subida de preços na Europa, a começar logo pela crise de semicondutores que tem afetado a produção e tempos de entrega de automóveis novos e que fez disparar a procura por carros usados.

Mas há mais explicações. A pandemia de Covid-19 fez com que algumas pessoas tivessem substituído os transportes públicos por uma viatura pessoal e a menor produção durante a pandemia (várias fábricas tiveram de encerrar) fez com que houvesse menos automóveis provenientes de leasing a chegar ao mercado de usados.

MERCADO CARRO NOVO 1

Que motorização valorizou mais?

O portal germânico revela ainda que todos os usados estão a valorizar em termos de preço, independentemente do segmento ou do sistema motriz.

O preço dos automóveis elétricos, por exemplo, disparou 9% para uma média de 33 243 €. Já o aumento dos híbridos ficou-se pelos 5%, para uma média de 35 279 euros.

LEIAM TAMBÉM: Falta de AdBlue faz preços dispararem e ameaça transporte de mercadorias

Por sua vez, os carros usados com motor Diesel viram o preço crescer 8%, para uma média de 25 035 euros, enquanto os usados a gasolina aumentaram de preço 9%, para uma média de 20 405 euros.

Curiosamente, os carros usados alimentados a Gás de Petróleo Liquefeito, vulgo GPL, estão cerca de 20% mais baratos do que estavam no ano passado.

Sabe esta resposta?
Qual o número de turbos do V12 de 3.5 l do Bugatti EB110?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Unicórnio. Este (raríssimo) Bugatti EB 110 SS está à venda