Notícias GTS é a nova adição aos Porsche Panamera e Panamera Sport Turismo

Apresentação

GTS é a nova adição aos Porsche Panamera e Panamera Sport Turismo

A Porsche acaba de revelar os Panamera GTS e Panamera GTS Sport Turismo, que prometem ser os mais dinamicamente apurados da gama.

Porsche Panamera GTS Sport Turismo

Continua a expansão da gama Panamera na Porsche. Após o lançamento das muito bem sucedidas variantes híbridas, culminando no poderoso Turbo S E-Hybrid, o foco na performance continua com a apresentação dos Porsche Panamera GTS e Porsche Panamera GTS Sport Turismo.

Existem várias diferenças para os restantes Panamera, a começar no seu estilo. Os Panamera GTS integram o pacote Sport Design, que inclui acabamentos em preto para a frente e traseira (área inferior), com outros elementos também escurecidos, e rematado com jantes de 20″ Panamera Design.

No interior, são os revestimentos em Alcantara de cor preta e elementos alumínio anodizado que se destacam. O equipamento também sai reforçado com a presença de um volante desportivo multi-funções e aquecido, revestido igualmente em Alcantara, integrando também patilhas para mudança de velocidade. Existe ainda um pacote opcional GTS, que permite um maior nível de personalização.

A NÃO PERDER: De doidos! Audi RS3 elétrico bate Porsche 911 GT2 RS em… marcha atrás

Motor? V8, claro

Posicionados um degrau abaixo dos Turbo, o par de Panamera GTS vem equipado com o já conhecido V8 de 4.0 l biturbo, aqui a debitar 460 cv e 620 Nm de binário máximo. Sim, são apenas 20 cv mais do que o Panamera 4S, mas este não tem o apelo do mais encorpado e sonoro (escape desportivo de série) V8.

Porsche Panamera GTS

A transmissão é às quatro rodas via a caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades, o que permite atingir os 100 km/h em 4,1s (pacote Sport Chrono de série) e os 160 km/h em apenas 9,6s — nada mal…, considerando o peso a norte das duas toneladas. A velocidade máxima é de 292 km/h para o Panamera GTS e de 289 km/h para o Panamera GTS Sport Turismo.

Quanto aos consumos e emissões são de 10,3 l/100 km e 235 g/km, e de 10,6 l/100 km e 242 g/km, para o GTS e GTS Sport Turismo, respetivamente.

GTS, sinónimo de apuro dinâmico

Dinamicamente, o já muito conseguido Panamera vê-se munido com novas opções que de acordo com a Porsche, são “dinamicamente impressionantes”. A suspensão adaptativa é pneumática, com três câmaras, e vem de série; vem também com o chassis desportivo, que aproxima os Panamera GTS ao solo em 10 mm; e ainda vem equipado com o PASM (Porsche Active Suspension Management), com uma calibração mais desportiva.

Para potenciar a agilidade, em opção pode ser equipado com rodas traseiras direcionáveis. O sistema de travagem não foi esquecido, com os travões dianteiros a crescerem até aos 390 mm à frente e 365 mm atrás.

Quanto custa?

Em Portugal, o Porsche Panamera GTS começa nos 179 497 euros, enquanto o Porsche Panamera GTS Sport Turismo inicia-se nos 184 050 euros.