Notícias Este Porsche Carrera GT já foi desmontado e montado quase 80 vezes

Superdesportivos

Este Porsche Carrera GT já foi desmontado e montado quase 80 vezes

Este Porsche Carrera GT tem tido uma vida bastante diferente da de outros Carrera GT, mas as razões por detrás são fundamentais para mantê-los a todos na estrada.

Porsche Carrera GT

78. É o número impressionante de vezes que esta unidade do Porsche Carrera GT já foi desmontada e montada desde que saiu da linha de produção em 2004. E não… não se deve a problemas de fiabilidade ou ao envolvimento do superdesportivo germânico em acidentes que obrigassem a profundas operações de reparação e/ou reconstrução.

A razão pela qual este Carrera GT passou maior parte da sua vida a ser desmontado e montado deve-se ao facto de ser propriedade da Academia de Treino de Pós-Venda da Porsche Cars North America. Ou seja, é a unidade usada em ações de formação para os técnicos da marca que irão servir tão único modelo.

Atualmente a residir no Porsche Experience Center Atlanta, este Carrera GT é a peça central do curso dedicado ao modelo, que acontece duas a quatro vezes por ano, dependendo dos pedidos dos 192 concessionários norte-americanos da Porsche.

TENS DE VER: Porsche Carrera GT: o último dos analógicos
Porsche Carrera GT

O curso dura quatro dias, onde seis técnicos recebem formação para tudo relativo ao modelo: desde a manutenção geral à substituição da embraiagem, até à remoção de painéis de carroçaria ou do motor V10. Durante esses quatro dias, o Carrera GT é, assim, desmontado e voltado a ser montado pelos técnicos em formação.

"Eu estava lá quando (o Carrera GT) chegou no 747 de carga da Lufthansa a Atlanta em 2004. Colocámo-lo num camião e conduzimo-lo até Phoenix Parkway, onde as nossas antigas instalações de treino estavam localizadas."

Bob Hamilton, o único instrutor do curso Carrera GT

Ao contrário do Porsche 911 que está em constante evolução — o que obriga a mudanças constantes nos cursos de formação —, o curso do Carrera GT manteve-se imutável desde que o superdesportivo foi introduzido no mercado.

Além do mais continua a ser uma espécie de unicórnio entre todos os Porsche, consequência das suas características que nunca mais se repetiram: desde o seu V10 naturalmente aspirado montado em posição central traseira, à monocoque em fibra de carbono até à embraiagem (única) de duplo disco em cerâmica.

O Porsche Carrera GT da Academia de Treino de Pós-Venda é de 2004 — cor GT Silver com interior em pele Ascot Brown — e, desde então, só percorreu 2325 km. Distância acumulada entre deslocações a eventos para clientes ou até testes efetuados após ter sido re-montado após mais um curso de formação.