Notícias Este é o primeiro Papamóvel elétrico da Mercedes

Papamóvel

Este é o primeiro Papamóvel elétrico da Mercedes

A Mercedes-Benz acabou de entregar o primeiro "Papamóvel" sem emissões. Baseado no novo Classe G, a cor foi das poucas coisas que manteve.

© Mercedes-Benz

O Papa Francisco acabou de receber um presente histórico: o primeiro Papamóvel 100% elétrico produzido pela Mercedes-Benz, totalmente isento de emissões poluentes.

Baseado no Classe G 580 elétrico, o mais recente dos Papamóveis foi entregue pessoalmente ao pontífice ontem, dia 4 de dezembro, e será utilizado no Jubileu de 2025, um evento que acontece a cada 25 anos.

Pensado especificamente para uso do Papa, o seu sistema de propulsão 100% elétrico, composto por quatro motores (um para cada roda), foi adaptado para velocidades particularmente baixas — necessárias para aparições públicas. De resto, a marca alemã nada revelou sobre as prestações e ajustes específicos para este Papamóvel elétrico.

Na traseira, o banco do Papamóvel foi substituído por um assento único giratório, posicionado centralmente, e ajustável em altura, permitindo uma interação com o público de diferentes ângulos. Para além deste banco, foram ainda adicionados dois assentos individuais à esquerda e à direita para passageiros adicionais.

O tejadilho foi removido deste o segundo pilar até à secção traseira, mas, em caso de necessidade, com chuva, por exemplo, está disponível uma estrutura rígida com enormes janelas para proteger este espaço e os seus ocupantes.

A porta lateral traseira do lado esquerdo também desapareceu, obrigando à reconstrução da carroçaria a partir de uma peça única, tal como efetuado pelos construtores clássicos de carroçarias. Do lado direito, a porta traseira lateral continua presença, mas a sua abertura é agora efetuada no sentido oposto. O que se mantém em comum? O branco-pérola clássico no exterior.

Ola Källenius, diretor-executivo da Mercedes-Benz, entregou em mãos o novo "Papamóvel" ao Papa Francisco
© Mercedes-Benz Ola Källenius, diretor-executivo da Daimler, entregou em mãos o novo “Papamóvel” ao Papa Francisco

Quase 100 anos de história

A Mercedes-Benz já conta com 94 anos de história a produzir automóveis para o Vaticano, sendo que nos últimos 45 anos todos os Papamóveis foram baseados no Classe G. Este, é o primeiro 100% elétrico.

O primeiro Papamóvel produzido pela Mercedes-Benz para o Vaticano foi um Nürburg 460 Pullman Saloon para o Papa Pio XI em 1930, seguido de um 300 Landaulet com transmissão automática e distância entre eixos alongada, nos anos 60, para o Papa João XXIII.

Após a sua retirada de serviço, alguns dos Papamóveis foram colocados em exibição no Vaticano e no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda.

Sabe esta resposta?
Em que modelo foi inspirado o "Papamóvel" da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Esta é a história de como a SEAT salvou o Papamóvel (e não só)