Impostos ACAP clarifica posição sobre o aumento do IUC e propostas para o Governo A ACAP esclarece o ponto do aumento da receita do IUC sem que isso signifique um aumento do valor do imposto para o condutor.
Mobilidade Pelo direito a ter carro velho em Portugal Sempre que se fala em alterações fiscais os portugueses desconfiam. E quanto tocam nos automóveis a matéria é ainda mais sensível, porque não é um luxo, muitas vezes é uma ferramenta de trabalho.
Mercado Aumentar IUC e eliminar ISV mas com “contas certas” defende ACAP A ACAP propõe uma reforma na fiscalidade automóvel, que exige o fim do ISV até 2030 e um aumento do IUC. Ter carro velho será mais caro, comprar novo será mais barato.
Infraestruturas Estas são as 30 estradas onde o Governo quer obras O Governo aprovou a realização de cerca de 30 projetos rodoviários prioritários em Portugal, visando a melhoria da circulação e segurança.
Multas Governo esperava mais. Receitas com multas abaixo das expectativas As receitas das multas registadas em 2024 ficaram abaixo das expetativas do governo, o que levou também a reduzir os objetivos para este ano.
Impostos ACP diz lamentar que o IUC não seja extinto As regras do pagamento do IUC vão mudar a partir de 2026. O ACP já reagiu lamentado que o imposto não tenha sido extinto.
Impostos Regras de pagamento do IUC vão ser alteradas. Tudo o que vai mudar Até agora, o pagamento do IUC era feito até ao último dia do mês da matrícula do veículo. Vai deixar de o ser em 2026.
Usados importados Saldos na importação automóvel com o novo ISV 2025 Está mais barato importar um automóvel. As regras de ISV para 2025 mudaram de forma substancial com vantagem para o bolso dos contribuintes.