Notícias Oficial. O motor Wankel da Mazda regressa em 2019, mas…

Antevisão

Oficial. O motor Wankel da Mazda regressa em 2019, mas…

Agora é oficial. O motor Wankel vai regressar pelas mãos da Mazda já em 2019, mas não da forma como os entusiastas desejavam.

Motor Wankel

A confirmação veio do vice-presidente de vendas e atendimento ao cliente da Mazda Europe, Martijn ten Brink, em entrevista ao site holandês ZERauto. O motor Wankel vai mesmo regressar à Mazda, mas não será num novo desportivo RX ou numa versão desportiva de um dos seus modelos atuais.

Apesar da aposta contínua nos motores de combustão interna — em 2019 chegará o revolucionário SKYACTIV-X —, a Mazda também terá um elétrico, devido, sobretudo, às exigências de alguns mercados que os requerem.

O que tem um novo elétrico a ver com o novo Wankel?

Como alguns rumores indicavam no passado, o motor de “pistões rotativos” deixa de assumir funções de locomover um veículo, passando a servir apenas como gerador e extensor de autonomia.

O novo elétrico, a ser lançado em 2019, assentará sobre uma nova plataforma para modelos compactos da Mazda, de onde derivarão os sucessores dos atuais Mazda2, Mazda3 e CX-3, e apresentar-se-á em duas versões, de acordo com as declarações de Martijn ten Brink.

Não foram avançadas especificações sobre o futuro modelo, mas já se sabe que o novo modelo 100% elétrico poderá trazer, como opção, um pequeno motor Wankel como extensor de autonomia.

2013 Mazda2 EV com Range Extender
Mazda2 EV, com motor Wankel com extensor de autonomia, 2013

A escolha pelo Wankel, já testada num anterior protótipo com base no Mazda2, resulta da sua ausência de vibrações e tamanho compacto. De acordo com Martijn, o motor de apenas um rotor, ocupa o mesmo espaço que uma caixa de sapatos — com os periféricos instalados, como refrigeração, o volume ocupado não é maior que duas caixas de sapatos, ainda assim, bastante compacto.

Martijn ten Brink refere que a opção pelo Wankel, como extensor de autonomia, não é efetivamente necessária — os condutores não fazem mais do que 60 km por dia nas deslocações casa-trabalho-casa —, servindo, sobretudo, para atenuar as preocupações e ansiedades dos seus clientes.

RELACIONADO: Mazda está a desenvolver um motor a gasolina tão limpo como o elétrico

Novo Mazda RX-7? Parece que não…

Sabe esta resposta?
Qual a grande inovação do motor SKYACTIV-X da Mazda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mazda volta a revolucionar. Conhece os novos motores SKYACTIV-X