Notícias Toyota anuncia super motor que promete “mudar as regras do jogo”

Indústria

Toyota anuncia super motor que promete “mudar as regras do jogo”

Não é apenas uma evolução mas sim algo totalmente novo garantiu Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.

© Toyota Motor Corporation

A Toyota já anunciou que vai investir mais de 13 mil milhões de euros na digitalização e eletrificação da sua gama. Mas os motores de combustão com tecnologia híbrida (na imagem em destaque) continuarão a ter um lugar fundamental no catálogo e, sobretudo, nas contas da marca nipónica, que anunciou recentemente lucros e vendas recorde no exercício de 2023 — o ano fiscal japonês termina em março.

Em declarações à Automotive News, Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation, voltou a reforçar essa mesma importância ao revelar mais detalhes sobre os motores de nova geração da marca.

As promessas são sonantes. Hiroki Nakajima garante uma tecnologia totalmente diferente que “pode mudar as regras do jogo”. Um «super motor» não em termos de potência mas em termos de eficiência.

Hiroki Nakajima toyota
Hiroki Nakajima está na Toyota desde 1987. Atualmente é o responsável pela implementação e transformação tecnológica na Toyota: dos métodos de produção ao produto final.

Hidrogénio ensina novos truques à Toyota

Em declarações à Automotive News, Hiroki Nakajima revelou alguns detalhes sobre estes motores. Pela primeira vez referiu-se à capacidade, nomeadamente 1.5 e 2.0 litros.

Duas cilindradas bastante convencionais que segundo este responsável terão “soluções potencialmente revolucionária”, “totalmente diferente dos motores de combustão atuais”.

E de onde vem esta revolução? Dos ensinamentos do Toyota Mirai. O estudo do comportamento térmico do hidrogénio na pilha de combustível permitiu aos engenheiros da Toyota extrapolar alguns conhecimentos para o «velho» motor de combustão.

A Toyota está a desenvolver novos motores para funcionarem não apenas com combustíveis fósseis, mas também com biocombustível, hidrogénio e combustível sintético. A marca já experimentou esta solução na competição.

O que vai mudar?

Recordamos que atualmente, os motores híbridos da Toyota anunciam uma eficiência energética em torno dos 40%. Por isso, quando a marca fala em “mudança das regras do jogo” podemos estar na presença de mais um avanço no campo da eficiência, através de processos de combustão mais eficientes.

Os detalhes não são muitos mas apontam um caminho. Hiroki Nakajima mencionou que os novos motores terão um curso de pistão significativamente mais curto, algo que vai favorecer o aumento de potência nos regimes mais elevados mas que vai comprometer a entrega de binário a baixa rotação. Para compensar esta perda de força nos regimes iniciais, Nakajima reforça a importância da associação de sistemas híbridos.

O grande avanço da Toyota deverá por isso encontrar-se sobretudo neste campos: gestão do ponto de ignição do motor e casamento da unidade térmica com o motor elétrico. Nakajima afirma que esta nova família de motores dará “muita liberdade para brincar”, sugerindo que há muitos truques de engenharia que a empresa ainda não divulgou.

Relativamente a datas, estes novos motores de combustão da Toyota ainda vão demorar. Este responsável nipónico aponta 2027 como a data mais próxima para o lançamento desta nova geração de motores nos modelos da marca.

Fonte: Automotive News