Notícias Desafiante. Como redesenhar o Nissan Juke?

Design

Desafiante. Como redesenhar o Nissan Juke?

Numa altura que estamos todos à espera que surja o novo Nissan Juke, o The Sketch Monkey decidiu efetuar uma rinoplastia profunda ao SUV compacto.

Nissan Juke

Se redesenhar o Fiat Multipla parecia uma missão impossível, Marouane, designer e proprietário do canal The Sketch Monkey, está de regresso com uma missão se não impossível, é muito difícil — redesenhar o Nissan Juke.

O veterano e compacto SUV foi um dos fundadores do segmento B-SUV contemporâneo e liderou-o durante largos anos. A segunda geração tarda, mas já tem data prevista de chegada para 2020 — já foram apanhados vários protótipos camuflados na rua em testes de desenvolvimento.

Quando foi lançado em 2010 chocou pela sua aparência. Divisivo como poucos, na sua apreciação as descrições iam tanto de ser feio ou hediondo até mais positivos adjetivos como espetacular, ousado e original — o sucesso comercial foi inquestionável.

VÊ TAMBÉM: Nissan Juke-R 2.0 com 600cv

O seu desenho demarca-se por vários motivos, mas especialmente pela frente, ao separar as óticas em vários patamares — luzes diurnas sobre o capot (que parecem estar ) e faróis colocados bem mais abaixo, sobre a grelha. Segundo o autor do vídeo esta disposição dos elementos, como os seus “olhos” fá-lo parecer algo saído do mundo dos insectos.

Marouane aponta o que pretende alterar, focando-se essencialmente na marcante frente. O seu objetivo passa por atenuar os contornos gerais arredondados desta, parecendo derivarem de um cilindro e dar-lhes mais estrutura, acentuando as formas em “V” que encontramos na grelha.

Isso implicou “matar” a identidade do Juke, algo que o próprio autor reconhece, compensando com o adicionar de duas óticas “olhos de insecto” na área inferior do pára-choques dianteiro para que o continuemos a identificar como um… Juke.

A missão não é de todo fácil — o que vocês acham do resultado final?

Nissan Juke redesign The Sketch Monkey

Relativamente à segunda geração do Nissan Juke, os designers devem ter tido a mesma “dor de cabeça” — como redesenhar um carro com uma identidade visual tão forte sem que a mesma seja diluída? Teremos de aguardar mais uns meses para ver o resultado final.

RELACIONADO: 2ª geração do Nissan Juke. Tudo o que já sabemos

Sabe esta resposta?
Qual destes carros vinha equipado com os faróis do Nissan 300ZX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A que carro foi o Nissan R390 GT1 buscar as suas luzes traseiras?