Notícias Alguém quer um especial de homologação? Mitsubishi Pajero Evolution vai a leilão

Leilão

Alguém quer um especial de homologação? Mitsubishi Pajero Evolution vai a leilão

O Mitsubishi Pajero Evolution é um dos especiais de homologação mais peculiares de sempre e este exemplar procura um novo dono. Alguém interessado?

Mitsubishi Pajero Evolution
© Shannons

Os anos passam, mas o Mitsubishi Pajero Evolution continua a ser um dos especiais de homologação mais espetaculares de sempre, ainda que esteja longe de ser um dos mais conhecidos.

Criado para ser a base do modelo com que a marca dos três diamantes viria a participar na classe T2 do Dakar, o Pajero Evolution era uma espécie de carro de competição com autorização para circular em estrada.

Ao todo, terão sido construídas aproximadamente 2500 unidades entre 1997 e 1999 e agora, um desses exemplares procura novo dono.

A NÃO PERDER: Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.
Mitsubishi Pajero Evolution
As vias dilatadas e as cavas das rodas alargadas davam-lhe um ar bastante mais musculado. © Shannons

Músculo e mais músculo

Radical, com um kit aerodinâmico mais agressivo e com vias dilatadas, este “Super Pajero” tinha muito mais músculo do que os outros Pajero e não tinha medo — ou vergonha! — de o exibir.

Foi o primeiro Mitsubishi Pajero com suspensão independente em ambos os eixos, tinha diferenciais autoblocantes Torsen à frente e atrás e era «animado» por um motor V6 com 3.5 l e 24 válvulas que debitava 280 cv e 348 Nm.

Quanto às acelerações dos 0 aos 100 km/h, cumpriam-se em 8,1s, e a velocidade máxima estava fixada nos 210 km/h. Nada mau para um «monstro» com uma massa a rondar as duas toneladas, certo?

Mitsubishi Pajero Evolution
No interior, uma caixa automática de cinco velocidades, ainda que também estivesse disponível uma transmissão manual com o mesmo número de relações. © Shannons

Quanto poderá render?

Por tudo isto, escusado será dizer que o Pajero Evolution é um modelo muito especial. E sempre que um exemplar aparece para venda, faz notícia.

LEIAM TAMBÉM: Fiat Panda 4×4 foi a improvável estrela do Dakar Classic 2022

Esta unidade em particular, de 1997, que foi importada do Japão em 2019, está localizada em Queensland, na Austrália, e está a ser leiloada no site Shannons.

Soma 189 756 km no odómetro e está decorada na cor Sophia White, uma das três disponíveis na altura e a mais popular.

Mitsubishi Pajero Evolution
Este exemplar ainda preserva as jantes originais… © Shannons

O martelo deste leilão só «cai» no próximo dia 1 de março e até ao momento ainda não foi feita qualquer licitação. Contudo, os responsáveis da leiloeira acreditam que este «Super Pajero» pode mudar de mãos por um valor entre os 65 000 dólares australianos (41 707 euros) e os 75 000 dólares australianos (48 124 euros).

Sabe esta resposta?
Em que ano começou a ser produzido o Mitsubishi 3000GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi 3000GT, o samurai traído pela tecnologia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mitsubishi 3000GT, o samurai traído pela tecnologia