Notícias Neutralidade carbónica em 2022 para a Mitsubishi Fuso no Tramagal

Indústria

Neutralidade carbónica em 2022 para a Mitsubishi Fuso no Tramagal

Seguindo as mais recentes tendências da indústria automóvel, a fábrica da Mitsubishi Fuso no Tramagal também será neutra em carbono já em 2022.

Mitsubishi Fuso Fábrica do Tramagal

Inaugurada em 1980, a fábrica da Mitsubishi Fuso no Tramagal prepara-se para mais uma ambiciosa fase da sua já longa história, visando alcançar a neutralidade carbónica já em 2022.

Esta meta vai ao encontro dos objetivos apresentados pela “casa mãe” da unidade fabril portuguesa, a Daimler Truck AG, que, em 2019, anunciou que todas as suas fábricas estariam na “rota” da neutralidade carbónica em 2022.

Para alcançar esta meta, a fábrica da Mitsubishi Fuso no Tramagal não só vai reduzir o seu consumo de energia como vai passar a recorrer a fontes de energia “verde” e vai apostar na produção da sua própria energia através do recurso a painéis solares montados nas suas instalações.

A NÃO PERDER: 520 milhões de euros da “bazuca europeia” para Portugal vão para estradas
Fábrica Fuso Tramagal

Além disto, a fábrica vai ainda substituir os veículos que são usados nas suas instalações por veículos elétricos e vai estudar a possibilidade de produzir hidrogénio “verde” com recurso a painéis solares. O objetivo dessa aposta passa por, gradualmente, substituir o consumo de gás natural pelo consumo de hidrogénio.

Um longo percurso

Nos últimos anos a fábrica do Tramagal tem levado a cabo vários projetos para, progressivamente, reduzir as suas emissões de CO2. Por essa razão, a unidade fabril localizada no concelho de Abrantes espera conseguir cortar as suas emissões em 2021 em 50% face ao ano passado.

 

"A mobilidade neutra em carbono só pode ser alcançada se a produção dos veículos também o for. No Tramagal, o nosso compromisso com os camiões elétricos começa na forma como são produzidos. Uma produção neutra em carbono deixa uma pegada ambiental menor e queremos ser pioneiros tanto no produto quanto na produção".

Jorge Rosa, diretor da fábrica do Tramagal e presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europe
LEIAM TAMBÉM: Grupo Renault e Plug Power unem-se para apostar no hidrogénio

A isto Jorge Rosa acrescentou ainda: “A sustentabilidade faz parte da nossa estratégia de negócios e é algo em que acreditamos. O nosso futuro é elétrico, neutro em carbono e renovável”, aproveitando para relembrar que é naquela fábrica que desde 2017 é produzida o FUSO eCanter, o primeiro camião ligeiro 100% elétrico do mundo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica