Mercedes Classe A pronto para Setembro de 2012

Mercedes Classe A pronto para Setembro de 2012

O novo Mercedes Classe A foi um dos modelos mais apreciados em Genebra, e sejamos sinceros, no meio de tanta novidade este é a novidade das novidades…

O novo A deixou de ter aquele perfil feminino e pachorrento para ser um dos desportivos mais desejados de 2012. Os concorrentes que se cuidem… Não estão a ver o novo Série 1 da BMW dar grandes dores de cabeça aos responsáveis diretos pela venda deste Mercedes, estão? O novo Audi A3 talvez seja mais preocupante, mas se há modelo que merece toda atenção da marca alemã é o novíssimo Volvo V40. Este sim, mostra ser um rival à altura…

Deixando os rivais para outra altura, a terceira geração do Classe A, vem com uma nova plataforma e novos motores. Todos os motores contam com o sistema start/stop e podem estar equipados com caixas manuais de seis velocidades ou, opcionalmente, a nova 7G-DCT, automática de dupla embraiagem. Inicialmente, poderá optar por dois motores a gasolina e dois a diesel (nas versões mais familiares), nos motores a gasolina tem o 1.6 de 115 cv (A180) e o 2.0 de 156 cv (A200), já nos motores a diesel tem o 1.6 de 109 cv (A180 CDi) e o 2.0 de 136 cv (A200 CDi). Mas se estes números não o agradam, então fique a saber que a AMG também vai brincar com o novo Classe A. (Não deve ter reparado, mas os seus olhos acabaram de brilhar).

A versão Sport AMG, vem com umas belas jantes de 18 polegadas, um difusor traseiro, dois tubos de escape, pinças de travões em tons de vermelho e uns frisos a negro e a vermelho para o diferenciar exteriormente das outras versões. Para a motorização do Classe A Sport está reservado um motor 2.0 a gasolina de 211 cv (A250) e um motor 2.2 a diesel de 170 cv (A220 CDi). Mas não é tudo, o trabalho desportivo não se fica pelo aspeto, nestas versões Sport o eixo dianteiro tem uma afinação específica aplicada pela AMG e a suspensão é mais desportiva. Ok! Vai ter mesmo de comprar a versão Sport…

Mas já chega de gabar a versão AMG. Para as versões mais familiares (Style e Urban) é de esperar um nível de segurança de excelência. Fazem parte dos equipamentos de segurança, o sistema de proteção PRE-SAFE, o cruise control ativo, o assistente de máximos, o sistema de parqueamento automático, a câmara de marcha-atrás, os sistemas de monitorização do ângulo morto e de assistência à faixa de rodagem, o sistema Brake Assist, o reconhecimento de sinais de trânsito e apoio ao arranque em subida. Ufa…

Agora é esperar pelo final do Verão. Quanto aos preços para Portugal, ainda não há certezas de nada, mas deverão começar nos 26 mil euros para a versão base do A180 a gasolina.



Texto: Tiago Luís