Notícias Ford e Mercedes-Benz também saem da Rússia

Indústria

Ford e Mercedes-Benz também saem da Rússia

A Ford e a Mercedes-Benz estão prestes a abandonar a Rússia, mas com a ressalva de poderem regressar num determinado prazo de tempo.

Mercedes Classe A e Ford Focus

A Ford e a Mercedes-Benz anunciaram que vão sair da Rússia, sendo os mais recentes membros de um «grupo» que inclui marcas como a Nissan ou a Renault — um grupo que não para de aumentar.

Começando pela Ford, o construtor norte-americano vendeu os 49% que detinha na joint venture com a Sollers. Criada em 2011, esta parceria incluiu a produção de modelos como os Ford Fiesta, Focus, EcoSport e Transit em três fábricas no país.

Recorde-se que desde março deste ano a Ford tinha suspendido a sua atividade na Rússia. Tal como a Nissan e o Grupo Renault, a Ford manteve uma cláusula que lhe permite recomprar a sua participação no prazo de cinco anos.

A NÃO PERDER: Passo atrás? Comissão Europeia propõe Euro 7 muito mais «leve» que o esperado
Ford EcoSport em frente à fábrica da Ford na Rússia
O Ford EcoSport foi um dos modelos produzido ao abrigo da joint venture Ford Sollers.

Mercedes-Benz também se despede

No caso da Mercedes-Benz, esta está atualmente em conversações com a Avtodom, uma cadeia russa de concessionários de automóveis para vender a sua atividade industrial e financeira no país.

Apesar de ainda não ter chegado a um acordo, a marca alemã já confirmou que vai abandonar o mercado russo e, segundo os media daquele país, deverá manter igualmente uma cláusula que lhe permita recomprar as suas ações, tal como têm feito vários construtores de saída da Rússia.

Linha de montagem da fábrica da Mercedes-Benz na Rússia

A decisão da Mercedes-Benz abandonar a Rússia surge após a marca ter parado a produção de veículos e a exportação dos seus modelos para aquele país também em março, após a invasão da Ucrânia.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford FIesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não vai haver mais. Ford confirma fim do Fiesta em 2023
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Não vai haver mais. Ford confirma fim do Fiesta em 2023