Notícias Mazda e Toyota vão produzir em conjunto nos EUA

Joint-venture

Mazda e Toyota vão produzir em conjunto nos EUA

Depois do anúncio inicial, Mazda e Toyota acabam de oficializar a joint-venture que resultará na construção de uma nova fábrica, nos EUA, para produção de carros de ambas as marcas.

Mazda Motor Corporation EUA 2018

Denominada “Mazda Toyota Manufacturing U.S.A., Inc.” (MTMUS), a nova joint-venture agora formalizada entre a Mazda Motor Corporation e a Toyota Motor Corporation começará por construir uma nova fábrica em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama, onde ambos os fabricantes passarão a produzir alguns dos seus modelos.

Com início da construção agendado já para 2019, a nova infra-estrutura deverá arrancar com a produção de viaturas, dois anos depois, em 2021.

Quanto aos modelos, a nova linha de montagem ficará encarregue de, uma vez totalmente operacional, produzir um novo crossover Mazda, destinado ao mercado dos EUA, a par do Toyota Corolla americano. No total, uma produção anual estimada em 300 mil unidades, a dividir em partes iguais por ambos os construtores.

Toyota Corolla 2018
RELACIONADO: Toyota, Mazda e Denso vão desenvolver veículos elétricos em conjunto

Fábrica representa investimento de 1600 milhões de dólares

Representando um investimento total de 1600 milhões de dólares (cerca de 1298 milhões de euros), assumido em partes iguais pelas duas companhias, que dividirão entre si e de forma igual a participação acionista, a fábrica deverá representar ainda um total de 4000 postos de trabalho.

Sabe esta resposta?
Quanto representou o Automóvel no número de alertas oriundos de Portugal, no RAPEX?