Notícias Estará a Mazda está a desenvolver um novo coupé?

Patente

Estará a Mazda está a desenvolver um novo coupé?

Primeiro foi um logótipo, agora é parte traseira de um novo coupé da Mazda que foi apanhada no registo de patentes japonês.

Patente Mazda 2021

Mais uma vez, “apanhamos” por parte da Mazda mais um registo de patentes feito no Japão, mas desta vez não se trata de um novo logótipo, mas sim uma referente à estrutura traseira de um novo veículo — vejam a patente original —, com a figura mais explícita a mostrar claramente a parte de trás de um coupé.

É frequente as marcas efetuarem registos de patentes, independentemente do que se trate — sejam novas designações, logótipos, tecnologias ou modelos — mesmo que as mesmas depois não se traduzam em nada de concreto no mundo real.

No entanto, a figura mais explícita desta patente revela um conjunto de formas que nos é familiar, pois são incrivelmente próximas às do belíssimo RX-Vision Concept, revelado já no longínquo ano de 2015 no Salão de Tóquio.

VEJAM TAMBÉM: A eletrificação na Mazda não esquece os motores de combustão
Mazda RX-Vision 2015
São inegáveis as semelhanças entre a traseira do RX-Vision e a ilustração da patente.

Tempo de ficar excitado?

Nos dias que correm, tudo o que aponte para possíveis novidades que não sejam mais um crossover ou SUV, e para mais um coupé — um verdadeiro coupé —, temos de admitir, acelera-nos o pulso. Mas ainda é cedo para lançar os foguetes e anunciar que vem aí um novo e inebriante coupé por parte da Mazda.

Apesar da data da patente ser deste ano, como referimos no início, tem a ver com uma estrutura traseira (mais especificamente relacionado com o rigidez dos apoios da suspensão traseira) e não a um novo modelo. O facto de mostrar a secção traseira do RX-Vision pode ser para efeitos meramente ilustrativos.

Dito isto, não nos podemos esquecer que a Mazda vai apresentar em 2022 o seu primeiro modelo sobre uma nova plataforma de tração traseira, que contará também com inéditos motores de seis cilindros em linha.

Fica por saber que modelo será esse que podemos resumir a duas hipóteses: ou o sucessor do Mazda6 ou o sucessor do CX-5 (que deverá adotar o nome CX-50). Esta nova plataforma deverá ainda dar lugar aos sucessores dos CX-8 e CX-9 (não comercializados na Europa).

Mas há um rumor que tem persistido sobre esta nova família de modelos de tração traseira (ou integral em opção) e com motores de seis cilindros em linha. O rumor de que gerará também um coupé, à imagem do RX-Vision, encimando o portefólio da marca japonesa.

2015 Mazda RX-Vision
Mazda RX-Vision, 2015

Ao contrário do concept, a acontecer, não esperem que venha equipado com um motor Wankel como alguns têm sugerido — mesmo o uso do Wankel como extensor de autonomia para veículos elétricos parece estar sob ameaça. Mas o longo capô do RX-Vision parece ter espaço mais que suficiente para receber um dos novos seis cilindros em linha da marca japonesa.