Notícias Lotus Exige Sport 380, o Exige mais rápido de sempre

Apresentação

Lotus Exige Sport 380, o Exige mais rápido de sempre

A Lotus no seu melhor. Jean-Marc Gales, CEO da marca britânica, garante que este é o Exige mais rápido e avançado de sempre. Vamos conhecê-lo.

Foi com enorme entusiasmo que a Lotus apresentou recentemente o seu novo desportivo, e a julgar pelos números, tem motivos para isso. O novo Lotus Exige Sport 380 é descrito como o Lotus Exige mais rápido de sempre, isto se excluirmos talvez o Exige V10 atmosférico de 510 cv – sim, é verdade…

Os números não enganam: o sprint dos 0 aos 100/km cumpre-se em apenas 3.7 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 286km/h. Para atingir este nível de performance no novo Exige Sport 380, a Lotus focou-se em três aspetos essenciais:

Redução de peso

lotus-exige-sport-380-3

Para tornar o seu desportivo mais leve, desta vez a Lotus optou por desenvolver vários componentes da carroçaria em fibra de carbono, entre os quais um novo splitter dianteiro, asa e difusor traseiros. Para esta redução de peso contribuem também o vidro traseiro em policarbonato, os bancos de competição em carbono, a bateria de iões de lítio, jantes de liga leve e novos discos de travão. No final, esta dieta puxou o Lotus Exige Sport 380 para os 1,066 kg de peso, menos 25 kg que o Exige Sport 350.

Incremento de potência

O motor V6 de 3.5 litros de origem Toyota foi revisto, incluindo modificações no compressor volumétrico e uma reconfiguração da centralina, além do novo sistema de escape. Resultado: este motor debita agora 380 cv de potência às 6700 rpm e 420 Nm de binário máximo às 5000 rpm.

Para lidar com toda esta potência, a Lotus trabalhou numa nova caixa manual de seis velocidades, que permite mudanças mais suaves e rápidas. A transmissão automática de seis velocidades só vai estar disponível na primavera de 2017.

Aerodinâmica melhorada

lotus-exige-sport-380-6

Neste capítulo, a marca britânica focou-se essencialmente nos índices de downforce – 140 kg à velocidade máxima – que melhora em 60% em relação ao Lotus Exige Sport 350. Isto sem comprometer a resistência aerodinâmica (drag), que segundo a marca se mantém igual à do Exige Sport 350.

O Lotus Exige Sport 380 está disponível nas versões coupé e descapotável em 10 cores individuais, com preços (para o Reino Unido) de 67,900 libras, cerca de 80 mil euros.