Notícias Williams FW14 de Mansell que «deu boleia» a Senna vai a leilão

Leilões

Williams FW14 de Mansell que «deu boleia» a Senna vai a leilão

Pilotado por Nigel Mansell na temporada de 1991, este Williams FW14 esteve na coleção do piloto britânico desde então.

Williams FW14

Um dos carros da era de ouro da escuderia britânica, o Williams FW14 foi a «arma» de Nigel Mansell na temporada de 1991 da Fórmula 1.

Aos seus comandos o piloto britânico venceu as provas disputadas em França, na Alemanha, no Reino Unido e em Espanha, conseguindo o segundo lugar no campeonato de pilotos atrás de Ayrton Senna.

E, curiosamente, foi o piloto brasileiro que ajudou a eternizar o FW14. Tudo porque quando o seu McLaren ficou sem combustível na última volta do GP do Reino Unido, Mansell deu-lhe «boleia» no seu Williams, uma imagem que ficou na história da Fórmula 1.

A NÃO PERDER: Fórmula 1. Os novos carros, as equipas e os pilotos para 2022

Símbolo de uma era

Não é só pela famosa «boleia» que o Williams FW14 é o símbolo de uma era passada da Fórmula 1. Para começar a sua decoração hoje seria proibida.

Afinal de contas, há já muitos anos que os monolugares de Fórmula 1 não se podem apresentar com os logótipos de tabaqueiras, e a decoração da Camel é tudo menos discreta.

A juntar a isto, o seu esquema de cores azul, branco e amarelo «transportam-nos» para uma era em que a Williams era uma das equipas a «bater» no plantel.

Agora, o carro que desde o final da temporada de 1991 esteve na coleção de Nigel Mansell, vai ser leiloado pela RM Sotheby’s, sendo esperado que o seu preço se fixe entre os 1,5 milhões de euros e os três milhões de euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o Renault Clio Williams?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Emprestaram-me um Renault Clio Williams e fui para o Estoril