Notícias Lancia Delta HF Integrale Evoluzione. Será que vale os mais de 150 mil euros previstos?

Leilão

Lancia Delta HF Integrale Evoluzione. Será que vale os mais de 150 mil euros previstos?

Este Lancia Delta HF Integrale Evoluzione, "Deltona" para os amigos, está irrepreensível. Mas o valor previsto com a sua venda impressiona.

Lancia Delta HF Integrale Evoluzione

O Lancia Delta HF Integrale é o carro de rali com mais sucesso de todos os tempos — basta referir os seis títulos consecutivos no WRC, entre 1987 e 1992. E deu origem a um dos especiais de homologação mais cobiçados de sempre, cobiça que se mantém até aos dias de hoje.

A RM Sotheby’s irá realizar a 6 de dezembro um leilão em Nova Yorque, nos EUA, corretamente entitulado “Icons” (Ícones). Um título mais que adequado ao Delta HF Integrale. Um leilão que se destaca pela presença não só deste irrepreensível exemplar do “Deltona”, como também do BMW Z8 que pertenceu a Steve Jobs e até pela presença do novo Bugatti Chiron — a primeira unidade com destino aos EUA, nunca conduzida, nem nunca registada.

Lancia Delta HF Integrale Evoluzione

Original e irrepreensível

A unidade a leilão, um Lancia Delta HF Integrale Evoluzione de 1992, é uma das 400 unidades em “Giallo Ferrari” (amarelo Ferrari). Esta unidade nunca foi alterada, mantendo as especificações de fábrica. E apesar dos 25 anos de idade, infelizmente não parece ter tido muito uso, com apenas 6487 km no odómetro.

O cuidado na preservação deste modelo pode ser notado por manter ainda os manuais, macaco, ferramentas e até o triângulo de emergência. Como todos os Delta “Evo1”, vem equipado com um motor de quatro cilindros em linha com 2,0 litros, turbo e 210 cv.

Porquê Nova Iorque?

A Lancia esteve presente oficialmente nos EUA apenas entre 1975 e 1982. Carros como o Delta HF Integrale nunca foram vendidos ou sequer homologados para circularem nos EUA. No entanto, a lei americana permite que automóveis não homologados nos EUA possam ser importados caso tenham 25 ou mais anos — precisamente o número de anos deste Lancia Delta HF Integrale Evoluzione.

Colecionadores ávidos certamente demonstrarão o seu interesse por este exemplar original.

Estão a pedir quanto?!

O quão ávidos estão os colecionadores americanos será posto à prova no leilão. Sem reserva, a RM Sotheby’s espera que este Delta HF Integrale garanta entre 150 e 193 mil euros(!). Considerando o valor esperado, e o valor de outros Delta HF Integrale à venda — muito inferiores —, esta unidade terá de ser efetivamente o Integrale mais imaculado de sempre.

Sabe esta resposta?
Qual a denominação completa do Lancia Delta que fazia parte do Grupo B?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lancia Delta S4, recordar um ícone dos ralis
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lancia Delta S4, recordar um ícone dos ralis