Notícias Campion Collection. Estes 6 Lancia de sonho estão à venda

Venda

Campion Collection. Estes 6 Lancia de sonho estão à venda

Com um valor estimado de 7,5 milhões de dólares, esta coleção de seis Lancia de competição é o sonho de qualquer "petrolhead".

Lancia coleção

Os tempos em que os Lancia corriam nos circuitos mundiais e nas classificativas de rali já há muito que passaram. No entanto, a coleção dos seis Lancia de competição de que te falamos hoje relembra-nos que a marca italiana nem sempre esteve “condenada” a vender o vetusto Ypsilon no mercado doméstico.

Propriedade do empreendedor e piloto John Campion, esta coleção de seis Lancia de competição foi colocada à venda no site Girardo and Co. e não será exagerado dizer que é composta da mesma matéria-prima que alimenta os sonhos dos petrolhead.

Apesar de no site não haver qualquer menção ao preço de nenhum dos modelos desta coleção, uma estimativa aponta que esta tenha um valor na casa dos 7,5 milhões de dólares, ou seja, cerca de 6,9 milhões de euros. Um valor que, apesar de alto, nos parece totalmente justificado tendo em conta os exemplares que integram a coleção.

VÊ TAMBÉM: Não estão a ver mal. Este Delta é mesmo um Saab-Lancia 600

Os seis magníficos

Todos pintados com as saudosas cores da Martini Racing, estes seis Lancia de competição que fazem parte desta coleção dividem-se em duas categorias: circuito e ralis.

Começando pelos exemplares de circuito, a coleção conta com um Lancia Beta Montecarlo Turbo de Grupo V de 1981; um raro Lancia LC1 Grupo VI de 1982 que foi pilotado por Michele Alboreto, Riccardo Patrese and Teo Fabi e ainda um Lancia LC2 de Grupo C que alcançou a pole position nos 1000 km de Kyalami em 1984.

Já entre os modelos destinados aos troços de ralis, temos um Lancia 037 Rally Evo 2 de Grupo B de 1984, um Delta S4 Corsa de 1985 e um Delta HF Integrale 8V de Grupo A de 1988. No que diz respeito ao 037 Rally Evo 2, este é um de apenas 20 exemplares produzidos.

Já o Delta S4 Corsa de Grupo B conta no seu palmarés com a vitória no Rally 1000 Miglia de 1986. Por fim, o Delta HF Integrale 8V de Grupo A é o que tem o palmarés mais recheado. Pilotado por Miki Biasion venceu em 1988 o “nosso” Rally de Portugal e o Olympus Rally disputado nos EUA, contando com um total de 36 vitórias em etapas.

VÊ TAMBÉM: Foi há 50 anos que a Fiat comprou a Lancia

Se tivesses de escolher um entre estes seis Lancia de competição qual é que seria?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Alfa Romeo 90?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?