Notícias SEAT assinala dois marcos históricos na fábrica de Martorell

Indústria

SEAT assinala dois marcos históricos na fábrica de Martorell

A fábrica da SEAT S.A. em Martorell já iniciou a produção de baterias e componentes para os futuros elétricos CUPRA Raval e Volkswagen ID.2.

Equipa de Martorell
© SEAT S.A.

Está à procura de um elétrico ou de um híbrido? Visite o ECAR SHOW 2025 — de 23 a 25 de maio —, onde a Razão Automóvel terá um espaço exclusivo. Assista a conferências no nosso palco Auto Talks e participe num Auto Rádio ao vivo.

A fábrica da SEAT S.A., em Martorell, acaba de assinalar não um, mas dois importantes marcos históricos na sua produção. E relaciona-se tudo com a produção de veículos 100% elétricos nesta unidade já a partir de 2026, nomeadamente o CUPRA Raval e a versão de produção do Volkswagen ID.2all.

O primeiro marco histórico foi o início da produção de baterias em Martorell. Ainda não passou um ano e meio desde que foi iniciada a construção desta nova área da fábrica, mas os primeiros sistemas de baterias — ainda em unidades de pré-produção — já saíram da linha de montagem.

Como é referido em comunicado, a fábrica conjuga atualmente operações automatizadas com tarefas manuais. No entanto, quando se iniciar a fase de produção em série, estará presente uma equipa com cerca de 500 profissionais e vão existir processos integralmente robotizados.

CUPRA Raval foto-espia dianteira 3/4
© Razão Automóvel O CUPRA Raval ainda não foi revelado, mas será um dos primeiros modelos 100% elétricos a serem produzidos na fábrica de Martorell com baterias e outros componentes produzidos localmente.

A nova unidade de produção de baterias da fábrica de Martorell ocupa uma área com 64 000 m2 e representou um investimento em torno dos 300 milhões de euros. Anualmente, a sua capacidade de produção vai ficar próxima dos 300 mil sistemas de baterias, inteiramente destinados aos novos modelos citadinos do grupo Volkswagen.

Desta forma, será a fábrica espanhola responsável pela produção de baterias para a grande maioria da família de modelos Electric Urban Car do Grupo Volkswagen. Além dos CUPRA Raval e Volkswagen ID.2All, também poderá fornecer os já previstos Skoda Epiq e Volkswagen ID.2X.

Nova prensa PXL já em funcionamento

O segundo marco histórico está relacionado com a nova prensa PXL (Press Extra Large), que foi estreada em 2024 na fábrica da SEAT S.A. em Martorell — que a Autoeuropa em Palmela também já tem. Será utilizada na produção de novos componentes de carroçaria, sendo que estes também estão destinados aos novos modelos elétricos — Raval e ID.2all.

Quando estiver a funcionar em pleno, esta infraestrutura vai permitir fabricar componentes de grandes dimensões com uma cadência de 15 ciclos por minuto, atingindo uma capacidade anual de até quatro milhões de peças.

Esta nova prensa integra-se na evolução da fábrica de Martorell para se tornar mais conectada, eficiente e sustentável. Toda a cadeia de produção está a ser adaptada para responder aos novos desafios, desde a estampagem até à montagem final.

Volkswagen ID.2all vista dianteira
© Volkswagen O Volkswagen ID.2all antecipa um novo utilitário 100% elétrico, que será produzido juntamente com o CUPRA Raval, em Martorell.

A ligação entre a nova unidade de baterias e a linha de montagem final será feita por uma ponte de 600 metros com sistema de transporte automatizado, garantindo o fornecimento sincronizado dos componentes essenciais à produção.