Notícias Porsche vendeu tantos Macan elétricos como 911 no primeiro semestre de 2025

Indústria

Porsche vendeu tantos Macan elétricos como 911 no primeiro semestre de 2025

O Porsche Macan a combustão já saiu de cena na Europa, mas o Macan elétrico não está a entregar os números esperados.

Porsche Macan Turbo - 3/4 de frente
© Porsche

Em Portugal a carreira comercial do Macan está a ser um sucesso, bem como noutros mercados onde existem incentivos, mas nas contas globais da Porsche o cenário é distinto.

O construtor alemão divulgou os resultados do primeiro semestre e, apesar dos 45 137 Macan entregues (+15% face ao mesmo período de 2024) darem-lhe o título de Porsche mais vendido (inclui combustão e elétrico), o desempenho do Macan elétrico ficou abaixo das expectativas.

Recorde que o Macan a combustão já não é vendido na Europa desde julho de 2024, mas ainda é vendido noutras partes do mundo, como a América do Norte. O novo Macan elétrico até foi a variante mais vendida do SUV, com 25 884 unidades (60% do total), mas não é motivo de festejos.

Isto porque o icónico Porsche 911, bem mais caro e uma proposta de nicho, vendeu praticamente o mesmo número de unidades: 25 608 unidades, apenas menos 276 unidades. Convém realçar que as vendas do 911 até foram 9% inferiores às do semestre homólogo.

Porsche 911 Carrera 4S - 3/4 de frente
© Porsche (Porsche 911 Carrera 4S) A Porsche justifica a queda de vendas do 911 com as fortes vendas do modelo anterior no ano passado e à introdução faseada das novas versões.

O futuro do Macan a combustão

Lançado há mais de uma década, o Macan tornou-se um dos modelos mais relevantes para a Porsche, com mais de meio milhão de unidades vendidas ao longo dos últimos 10 anos, frequentemente rivalizando com o Cayenne pelo estatuto de modelo mais vendido da marca.

À luz destes resultados do Macan elétrico, e com o fim do Macan a combustão cada vez mais perto, a Porsche tomou a decisão de desenvolver um novo SUV a combustão. Este vai ocupar o mesmo lugar do Macan e será vendido em paralelo com o Macan elétrico.

Quanto ao Porsche Cayenne, também teve um primeiro semestre de 2025 difícil. Registou 41 873 unidades, o que representa uma queda de 23% face ao mesmo período do ano passado.

O SUV está disponível com motorizações a combustão e híbridas plug-in, mas no próximo ano veremos chegar um Cayenne elétrico que, apesar de partilhar o nome, não será baseado no Cayenne a combustão:

Panamera supreende

Para além do Macan, apenas o Panamera registou um crescimento nas vendas dentro da gama, com 14 975 unidades entregues, mais 13% em relação a 2024.

Em sentido contrário, o 718 Boxster e Cayman somaram 10 496 unidades, uma queda de 12%, justificada também pela saída do mercado europeu, devido às novas regulamentações de cibersegurança da UE. A produção da atual geração será descontinuada no quarto trimestre deste ano.

Relacionado Porsche 718 Boxster e Cayman elétricos adiados mais uma vez

Já o Taycan, outro 100% elétrico da marca, também viu as suas vendas recuar, com 8392 unidades entregues, menos 6% face ao primeiro semestre do ano passado.

Descubra o seu próximo automóvel:

América do Norte lidera

No total, a Porsche vendeu 155 945 automóveis em todo o mundo no primeiro semestre de 2025, uma descida de 6% face ao mesmo período no ano anterior.

Mas apesar da descida, há mercados que estão a «ferver»: na América do Norte, a Porsche bateu um novo recorde de vendas, com 43 577 unidades vendidas, o que representa um aumento de 10%.

Na Europa (excluindo a Alemanha), as notícias já não são tão positivas, tendo vendido 35 381 unidades (-8%), enquanto em casa, na Alemanha, a queda foi mais pronunciada: menos 23%, o que se traduz em 15 973 unidades.

Na China, o maior mercado do mundo para automóveis de luxo, os problemas também continuam. Foi o mercado onde a Porsche registou a maior queda, de 28%, para 21 302 unidades. Em contrapartida, nos mercados emergentes, a marca registou um novo recorde, com 30 258 unidades comercializadas (+10%).

Sabe esta resposta?
Em que data foi inaugurada a pista de testes de Nardò?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço