Notícias Uber e Lucid juntam-se em parceria. O que está em causa

Indústria

Uber e Lucid juntam-se em parceria. O que está em causa

A Lucid, a Uber e a Nuro anunciaram uma parceria estratégica para lançar um serviço global de táxis-robô, prevendo mais de 20 mil nos próximos anos.

Lucid gravity com condução autónoma da Nuro, para utilização da Uber
© Lucid

A Lucid, a Uber e a Nuro anunciaram uma nova e ambiciosa parceria para desenvolver um serviço de táxis-robô (com condução autónoma de nível 4), prometendo uma experiência que alia conforto, segurança e escala.

O lançamento está previsto já para o próximo ano, numa grande cidade dos EUA, embora ainda não tenha sido divulgada qual.

A parceria junta três empresas diferentes, responsáveis por diferentes partes do processo. A Lucid vai fornecer a base tecnológica: trata-se do seu novo SUV elétrico, Gravity, que já é um membro do grupo designado como “automóveis definidos por software” (SDV ou software defined vehicles).

Lucid gravity com condução autónoma da Nuro, para utilização da Uber
© Lucid O Lucid Gravity promete uma autonomia de até 724 km (ciclo EPA) e uma lotação de até sete lugares. Anuncia carregamentos até 350 kW (DC), que permite recuperar até 321 km em 15 minutos.

A Uber, por sua vez, vai disponibilizar a sua rede global de utilizadores e gestão de frotas. Por fim, a estas duas empresas junta-se ainda a Nuro, uma empresa especializada no desenvolvimento de veículos autónomos, que vai fornecer o sistema de condução autónoma, Nuro Driver.

Este sistema vai integrar Inteligência Artificial (IA), cujo objetivo é “salvaguardar a precisão e a confiança. Isto vai permitir uma rápida adaptação a novos ambientes, funções, plataformas; reduzindo os prazos de implementação”, pode ler-se no comunicado.

“Este é o início do nosso caminho para ampliar a nossa liderança em inovação e tecnologia neste mercado multimilionário”.

Marc Winterhoff, diretor-executivo interino da Lucid

Mais de 20 mil táxis-robô

No âmbito desta colaboração, a Uber prevê colocar em circulação mais de 20 mil veículos da Lucid equipados com o sistema de condução autónoma da Nuro ao longo dos próximos seis anos, com presença prevista em vários mercados a nível global.

Os veículos serão propriedade da Uber e dos seus parceiros de frota, e serão acessíveis exclusivamente através da plataforma da empresa. O primeiro protótipo já circula de forma totalmente autónoma num circuito fechado da Nuro em Las Vegas.

A parceria inclui ainda investimentos de centenas de milhões de dólares por parte da Uber tanto na Lucid como na Nuro.

Com operações em mais de 70 países e uma média de 34 milhões de viagens por dia, a Uber acredita ter a escala necessárias para tornar os táxis-robô uma realidade acessível e segura para milhões de utilizadores em todo o mundo. Junta-se, assim, a empresas como a Waymo e também a Tesla.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento