Notícias Fabricante de iPhones vai fazer um elétrico para a Mitsubishi

Indústria

Fabricante de iPhones vai fazer um elétrico para a Mitsubishi

Novo crossover elétrico da Mitsubishi será feito pela Foxtron e com design da Pininfarina. Chega em 2026, mas não deverá ser vendido na Europa.

Foxtron Model B - traseira
© Foxtron

A Mitsubishi acabou de confirmar que o seu próximo modelo elétrico será produzido pela Foxconn, uma empresa de Taiwan conhecida por produzir os iPhones para a Apple.

Este é o primeiro contrato global da Foxconn como construtor para uma marca de automóveis internacional, dando assim um passo importante na sua estratégia de diversificação para o setor automóvel.

O novo modelo será desenvolvido pela Foxtron, uma joint-venture entre a Foxconn e a Yulon Motor, e deverá ter como base o Model B — um crossover 100% elétrico de linhas desportivas com autoria da Pininfarina. O modelo tem lançamento previsto em Taiwan ainda este ano e, a partir da segunda metade de 2026, será lançado na Austrália e Nova Zelândia.

Foxtron Model B - frente
© Foxtron O Foxtron Model B é um Crossover compacto desenhado pela Pininfarina.

Para a Mitsubishi, esta parceria representa uma forma rápida e de baixo risco de expandir a sua escassa oferta de veículos elétricos. Atualmente, a marca japonesa apenas comercializa o kei-car eK X elétrico no Japão e na Austrália, um modelo desenvolvido em conjunto com a Nissan.

Além do eK X, a Mitsubishi conta também com outro kei-car, o Minicab EV, que é um pequeno veículo comercial elétrico de visual mais clássico, igualmente destinado ao mercado japonês.

Com esta nova abordagem, a marca procura alargar a sua presença em mercados estratégicos da região Ásia-Pacífico, com a Austrália e a Nova Zelândia como pontos de partida.

Parceria com a Nissan nos EUA

Além da parceria com a Foxconn, a Mitsubishi também se está a preparar para lançar um novo modelo elétrico no mercado norte-americano, desta vez com base na próxima geração do Nissan Leaf. Este novo modelo será produzido pela Nissan e deverá chegar aos EUA já no próximo ano.

Ambas as iniciativas fazem parte de uma ofensiva mais ampla da Mitsubishi, que prevê o lançamento de nove novos modelos eletrificados até 2030, incluindo 100% elétricos, híbridos e híbridos plug-in. No total, a agenda de lançamentos da marca japonesa inclui 16 novos modelos a nível global.

A Mitsubishi anunciou, em 2023, um investimento de 10 mil milhões de dólares em veículos eletrificados e produção de baterias, com o objetivo de reforçar a competitividade nos principais mercados. Parcerias estratégicas com a Foxconn, a Nissan e também com o Grupo Renault serão peças-chave desse plano.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Mitsubishi não teve uma versão preparada pela AMG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer