Notícias China impõe limites à condução elétrica só com um pedal

Indústria

China impõe limites à condução elétrica só com um pedal

A condução com apenas um pedal, o do acelerador, vai conhecer novas regras na China. Tudo em nome da segurança.

pedais do smart #1 Brabus
© Smart

Conduzir apenas com o pedal do acelerador — mais conhecido como one pedal drive —, é uma funcionalidade cada vez mais comum nos automóveis elétricos, permitindo conduzir sem tocar no pedal do travão. Algo que é possível devido à travagem regenerativa que desacelera o veículo e até permite que pare completamente.

É uma funcionalidade apreciada por muitos condutores de veículos elétricos, pois simplifica ainda mais a condução no dia a dia.

Mas agora a China quer restringir, em parte, esta prática e introduziu uma nova norma — GB 21670-2025 —, já aprovada pela Administração Estatal para a Regulação do Mercado e pela Administração para a Normalização da China, de acordo com o avançado por The Paper.

Volvo ex30 dianteira
© Volvo O Volvo EX30 é um dos modelos que vem equipado com One Pedal Drive.

Qual é o problema?

Na China são muitos os automóveis elétricos que têm, por defeito, a opção de condução com um pedal ativada. Ou seja, os condutores não precisam de carregar em nenhum botão ou navegar no infoentretenimento para o fazer.

A entidade reguladora diz que essa opção apresenta riscos para a segurança, pois ao habituarem-se a usar apenas o acelerador, os condutores podem demorar mais a reagir em situações de emergência, comprometendo a capacidade de travagem.

De acordo com as autoridades, há até registos de vários acidentes graves em que os condutores carregaram no acelerador em vez do pedal do travão. E o erro pode estar relacionado com o hábito de apenas conduzir com um só pedal. Estas preocupações levaram a China a agir de forma preventiva, impondo novas regras ao setor.

O que diz a nova norma?

A nova norma estabelece, desde logo, que este modo de condução não pode estar ativo por defeito, assim que o carro é ligado: “o veículo não pode desacelerar até parar ao largar o pedal do acelerador e o condutor tem de usar o pedal do travão para parar o veículo”. Caso o condutor queira conduzir apenas com um pedal, terá de ativar essa função manualmente.

Também vai passar a ser obrigatório que as luzes de travagem sejam acionadas sempre que a travagem regenerativa provocar uma desaceleração superior a 1,3 m/s², sem ser preciso pressionar o pedal do travão.

Além disto e talvez de forma supreendente, todos os automóveis ligeiros de passageiros na China vão ser obrigados a ter ABS (sistema de travagem anti-bloqueio). Este sistema é obrigatório em todos os automóveis na União Europeia desde 2004.

Entrada em vigor faseada

A norma GB 21670-2025 será implementada de forma gradual. Para as novas homologações de veículos, as regras vão ser aplicadas a partir de 1 de janeiro de 2026.

No entanto, as novas regras relativas à condução com um pedal só passará a ser exigida a conformidade de todos os modelos já homologados a partir de 1 de janeiro de 2027.

Sabe esta resposta?
Qual é o nome da primeira carrinha da BYD?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BYD lança a sua primeira carrinha. Vem para a Europa?